???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1371
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comportamento do consumidor de refrigerantes: reflexos da mudança no mercado brasileiro
Autor: Granato, Lourenço Augusto Camargo 
Primeiro orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: Esse estudo tem como proposta investigar a mudança de comportamento do consumidor no Brasil, compreender os principais motivos para o crescimento da nova linha de refrigerantes e demais categorias de bebidas com apelo ao saudável e seus efeitos na indústria brasileira de bebidas. Desse modo, objetiva-se apresentar um histórico do comportamento do consumidor, a maneira como ele está migrando, e qual a resposta que o mercado de bebidas lhe oferece nesse contexto. Percebeu-se a importância de se identificar as reais influências sobre a tomada de decisão do consumidor perante o cenário de alimentação e hábitos com apelo ao saudável. Em razão da alta representatividade do mercado de bebidas no contexto nacional, torna-se necessária uma melhor compreensão desse nicho de mercado, onde o resultado desse trabalho pode ser de grande relevância para o setor acadêmico e o mercado empresarial. Em virtude dos objetivos e características desse trabalho, optou-se por um survey, o que configura uma pesquisa quantitativa descritiva, combinando-se levantamento bibliográfico e análises estatísticas de dados secundários sobre o consumo das principais categorias de bebidas com apelo ao saudável obtido por institutos especializados em pesquisa (AC Nielsen), entre outros documentos relacionados ao tema. As hipóteses apresentadas foram confirmadas estatisticamente, e os resultados mostraram a consolidação de um nicho específico de consumidores em nosso país, demonstrando um grande potencial de desenvolvimento futuro para essas categorias de bebidas, e prometendo se consolidar no mercado como uma alternativa aos refrigerantes regulares com adição de açúcar
Abstract: This study has a proposal to question the Brazilian consumer behaviour change, understand the main reasons for the development in the new line of soft drinks and other categories of drinks with healthy appeal, and their effects on the Brazilian beverage industry. From this way, the objective is to present the consumer behaviour historical, how is migrating, and what response the beverage market is giving in this context. Have notice the importance to identify the real influences on the consumer decision in the food scenery and healthy appeal habits. Due to the high importance of the beverage market in the national context, it becomes necessary a better understanding of this market niche, where the product of this work can be of great relevance to the academic segment and the business market. Due to the objectives and characteristics of this work, a survey research has been made, which sets a descriptive quantitative research, combining bibliography investigation and statistics analysis from secondary data about the consumption of the main lines of drinks with healthy appeal obtained by specialized institutes in research (AC Nielsen), among other documents related to the topic. The presented assumptions were confirmed statistically, and the results showed the consolidation of a specific consumers niche in our country, demonstrating a great potential of future development for these drinks categories, and promising to consolidate in the market as an alternative to regular soft drinks with added sugar
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Mercado de bebidas
Consumer behaviour
Beverage market
Comportamento do Consumisdor
Bebidas -- Consumo
Refrigerantes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Granato, Lourenço Augusto Camargo. Comportamento do consumidor de refrigerantes: reflexos da mudança no mercado brasileiro. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1371
Data de defesa: 10-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lourenco Augusto Camargo Granato.pdf602,93 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.