Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13703
Tipo: | Tese |
Título: | Manifestações de emoção nas relações interpessoais em um curso on-line |
Autor(es): | Tavares, Maristela Rivera |
Primeiro Orientador: | Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar como professores-tutores e alunos de uma turma do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais a distância de uma instituição privada de ensino manifestam significados de afeto nas relações interpessoais estabelecidas em contextos digitais de educação a distância, mais especificamente, nas mensagens de fóruns de discussão e chats, momentos de interação pessoal e movimentos dialógicos. O referencial teórico incluiu a complexidade de Morin (1990, 1995, 1999, 2000, 2005, 2008), Moraes e Valente (2008), Moraes e Navas (2010), Moraes (2004a, 2004b, 2008, 2010), Mariotti (2007), La Torre (2010) e Maturana (1998); os conceitos de interação on-line segundo Moore (1989, 1993), Anderson (2003, 2008) e Valente (2005, 2009, 2011); os atributos relacionados às emoções, aos sentimentos e à afetividade na Educação e na Educação a Distância de acordo com (Maturana, 1998), Wallon (1971, 1995), Moraes (2008) e Wosnitza e Volet (2005); a Gramática Sistêmico-Funcional à luz de Martin e White (2005), Ramos (1997), Eggins (1994), Halliday (1985) e Almeida (2010). Para esta pesquisa, caracterizada como estudo de caso (JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992; Yin, 1984), o primeiro passo foi coletar todas as postagens dos fóruns de discussão e dos chats de duas disciplinas do curso em questão. O passo seguinte foi selecionar e categorizar as mensagens que continham itens léxicogramaticais por meio dos quais os significados atitudinais do afeto se revelavam. Os resultados mostraram que 13,59% das mensagens postadas continham significados atitudinais de afeto (em sua maioria, positivos) em seu conteúdo. Dessas mensagens, 51,58% provinham de fóruns de discussão e 71,60% foram postadas por alunos. Por fim, este trabalho tem a intenção de contribuir não só para a área de formação de professores e professores-tutores como também para a prática do desenho de cursos on-line |
Abstract: | This study aims at investigating how professor-tutors and students from a discipline in the Technology Distance Course in Management Process from a private education institution show manifestations of affection through interpersonal relations in digital distance learning contexts, i.e., in the discussion forums messages and chats, personal interaction moments and dialogic movements. The theoretical framework includes the complexity as defended by Morin (1990, 1995, 1999, 2000, 2005, 2008), Moraes and Valente (2008), Moraes and Navas (2010), Moraes (2004a, 2004b, 2008, 2010), Mariotti (2007), La Torre (2010) and Maturana (1998); the concepts of online interaction according to Moore (1989, 1993); Anderson (2003, 2008) and Valente (2005, 2009, 2011); the attributes related to emotions, feelings and affection in Education and Distance Education as proposed by (Maturana, 1998), Wallon (1971, 1995), Moraes (2008) and Wosnitza and Volet (2005); the Systemic- Functional Grammar as stated by Martin and White (2005), Ramos (1997), Eggins (1994), Halliday (1985) and Almeida (2010). For this research study, considered a case study (JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992; Yin, 1984), the first step was to collect all posted messages from discussion forums and chats from two disciplines of the mentioned course. The next step was to select and categorize the messages containing lexical-grammar items through which the attitudinal meanings of affection were revealed. The results showed that 13.59% of the messages posted included affection attitude meanings (mostly positive) in their content. Among these messages, 51.58% came from discussion forums and 71.60% were posted by students. Lastly, this study aims at contributing not only to teacher and tutor education, but also to the practice of online course design |
Palavras-chave: | Emoções Educação a distância (EAD) Complexidade Relações interpessoais Significados atitudinais de afeto Gramática sistêmico-funcional Emotions Distance Education Complexity Interpersonal relations Affection attitudinal meanings Systemic-Functional Grammar |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Tavares, Maristela Rivera. Manifestações de emoção nas relações interpessoais em um curso on-line. 2014. 220 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13703 |
Data do documento: | 3-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maristela Rivera Tavares.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.