???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13650
Tipo do documento: Tese
Título: Percepções dos alunos sobre uma proposta de curso de espanhol como le: o cinema e a cultura em foco
Autor: Abdalla, Gloria Cortés 
Primeiro orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Resumo: Neste trabalho, parte do conjunto de pesquisas realizadas no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o objetivo foi investigar as percepções de alunos sobre um curso de espanhol que propõe o ensino-aprendizagem de língua com foco nos aspectos culturais. Tendo como uma de suas bases principais o cinema, o curso Espanhol Dinâmico foi desenvolvido e é oferecido na COGEAE-PUCSP. Para atingir esse objetivo, foram analisadas as percepções dos participantes sobre aspectos da proposta de curso que despertaram seu interesse por seu ingresso e permanência. No início do módulo, identificaram-se as percepções sobre os elementos motivadores de seu ingresso, suas necessidades, lacunas e desejos/expectativas em relação ao estudo de espanhol. Para a avaliação da manutenção do interesse durante o módulo e ao seu término, foram identificadas as percepções sobre o aprendizado, os materiais, atividades e procedimentos adotados nas aulas. Com base nas respostas de questionários, foi realizada a Análise de Conteúdo (Bardin, 2010), além de se proceder a uma observação sobre os aspectos apontados também em suas entrevistas e nas gravações de aulas. A fundamentação teórica abarcou a visão sócio-históricocultural de ensino-aprendizagem (Vygotsky, 1934/1934), gêneros textuais (Bakhtin, 1952), a utilização de filmes em sala de aula (Napolitano, 2011, Jordan, 2009), avaliação e elaboração de curso e materiais (Graves, 1996, 2000; Ramos, 2001, 2004, 2009). Este trabalho pode ser considerado como um estudo de caso fundamentado nos conceitos teóricos de Yin (2010) e Michel (2009). Os resultados indicam as evidências das contribuições de uma proposta de ensino de língua estrangeira com base na cultura, em especial o cinema, e na possibilidade de trabalhar a língua estrangeira de forma integrada a outros saberes
Abstract: The aim of this work, which is part of the overall research study conducted in the Applied Linguistics and Language Studies Program at the Catholic University of São Paulo, was to investigate the perceptions of students in a Spanish course that offers teaching-learning of language focusing mainly on cultural aspects. The course named Espanhol Dinâmico was developed and offered at COGEAE-PUCSP, and cinema was one of its mainstreams. In order to achieve this goal, the participants' perceptions of aspects of the course that aroused their interest in enrolling and keep studying were analyzed. At the beginning of the module, the perceptions of the motivating factors for enrollment, needs, lacks and wants for their study of Spanish were identified. For the assessment of the maintenance of their interest during and at the end of the module, the perceptions of their learning, the materials, the activities and procedures used in the classroom were identified. The content analysis (Bardin, 2010) was performed based on the responses from the questionnaires. An observation was also carried out from interviews data and recording of lessons. The theoretical framework covered the socio-historicalcultural view of teaching-learning (Vygotsky, 1934/1934), genres (Bakhtin, 1929, 1952), the use of films in the classroom, (Napolitano, 2011, Jordan, 2009) material evaluation and course design (Graves, 1996, 2000; Ramos, 2001, 2004, 2009). This work can be considered a case study based on the theoretical concepts of Yin (2010) and Michel (2009). The results showed evidence of contributions of a foreign language teaching proposal based on culture, especially on cinema, and the possibility of working with a foreign language integrated with other knowledge areas
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de espanhol
Cultura
Avaliação de curso
Teaching-learning of Spanish
Culture
Course evaluation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Abdalla, Gloria Cortés. Percepções dos alunos sobre uma proposta de curso de espanhol como le: o cinema e a cultura em foco. 2013. 202 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13650
Data de defesa: 13-Dec-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gloria Cortes Abdalla.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.