Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | César, Cynthia Fernanda Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250028Y2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Celani, Maria Antonieta Alba | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T18:22:47Z | - |
dc.date.available | 2014-01-24 | - |
dc.date.issued | 2013-12-18 | - |
dc.identifier.citation | César, Cynthia Fernanda Ferreira. The living experience of English teachers in inclusive context. 2013. 98 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13649 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é descrever e interpretar o fenômeno a vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo, considerando para isso a perspectiva de quem o vivenciou: o professor de língua inglesa que atua em contexto inclusivo. Esta pesquisa teve como base teórica e metodológica a complexidade segundo Morin (2007, 2008), Moraes (2008), Mariotti (2007), Behrens, (2006) e outros, a qual estabeleceu diálogo com a abordagem metodológica escolhida, a Hermenêutica-Fenomenológica, e com os estudos relacionados ao (a) conceito de necessidades educacionais específicas e inclusão escolar segundo Mitler (2003), Glat (2004), Gonzáles (2007) e outros; e (b) conceito de dificuldades de aprendizagem segundo Garcia (1998), Weiss e Cruz (2007) e outros. Esta pesquisa foi realizada com dezoito professores de escolas regulares da rede pública e privada de Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo. Os textos foram gerados ao longo de quase dois anos. Os instrumentos de geração dos textos foram: relatos e questionário. Apoiei-me na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (AHF) segundo van Manen (1990) e Freire (2007, 2010) para descrever e interpretar o fenômeno em questão. Minha interpretação dos textos coletados revelou que o fenômeno a vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo se constitui por três temas: Desafios, Emoções e Apoio | por |
dc.description.abstract | The aim of this study is to describe and interpret the phenomenon The living experience of English teachers as a foreign language in inclusive context. This study was conducted with eighteen teachers from Primary/Secondary Education public and private regular schools in the state of Sao Paulo. The theoretical-methodological basis for this research was the complexity theory according to Morin (2007, 2008), Moraes (2008), Mariotti (2007), Behrens, (2006) and others, which established a dialogue with the methodological approach chosen, the Hermeneutic-phenomenological, and the studies related to (a) the special needs concept and inclusion in education according to Mitler (2003), Glat (2004), Gonzáles (2007) and others; and (b) the concept of learning disabilities according to Garcia (1998), Weiss and Cruz (2007) and others. The collection of textual registers occurred along almost two years. The instruments used were: reports and a questionnaire. This research was carried out based on the Hermeneutic Phenomenological Approach according to van Manen (1990) and Freire (2007, 2010) to interpret the phenomenon in question. My interpretation of the textual registers revealed that the phenomenon the living experience of English teachers in inclusive context may be seen as consisting of three themes: Challenges, Emotions and Support | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30397/Cynthia%20Fernanda%20Ferreira%20Cesar.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Lingüística | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem da língua inglesa | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Abordagem hermenêutico-fenomenológica | por |
dc.subject | Complexidade | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Teaching-learning of English | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Hermeneutic phenomenological approach | eng |
dc.subject | Complexity | eng |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.title | A vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo | por |
dc.title.alternative | The living experience of English teachers in inclusive context | eng |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cynthia Fernanda Ferreira Cesar.pdf | 812,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.