REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPitombeira, Cátia Veneziano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771782P3por
dc.contributor.advisor1Freire, Maximina Maria-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:22:45Z-
dc.date.available2013-11-27-
dc.date.issued2013-10-29-
dc.identifier.citationPitombeira, Cátia Veneziano. Caminhos da formação tecnológica a distância: a complexidade emergente no desenho de curso de licenciatura. 2013. 140 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13642-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca descrever e interpretar o fenômeno a formação tecnológica oportunizada pela Aula Tecnologias para o Ensino de Línguas, em um curso de graduação em Letras Português/Espanhol a distância de uma universidade confessional do estado de São Paulo, visando à identificação da formação percebida pelo aluno e dos traços de complexidade emergentes, em razão do momento de transição de paradigma vivido pela pesquisadora ao desenhar a aula do referido curso. O desenvolvimento desta pesquisa se fundamentou na epistemologia do pensamento complexo (Morin, 2002, 2007, 2008, 2011; Moraes, 2002, 2004), aliada a questões de educação e formação de professores (Freire, 2002, 2008), e questões de formação tecnológica de professores sob a ótica de Lopes (2005) e Moraes (2007), articuladas com as diferentes visões de desenho Instrucional, de acordo com Moraes (2008) Graves (2000) e Freire (2013). A linha metodológica adotada para este estudo foi a Hermenêutico-Fenomenológica (van Manen, 1990; Freire, 1998, 2007, 2008a, 2012) e a pesquisa contou com os alunos do 5º. período do curso de Letras como participantes. Os instrumentos de investigação fizeram parte das atividades do curso: (a) os alunos participaram do Fórum Aula-Atividade que antecede uma teleaula; (b) responderam ao Questionário Prática Docente para levantamento do perfil e das impressões acerca de sua atuação e das atividades propostas; e (c) produziram um relato dissertativo-reflexivo. Esses registros escritos foram as manifestações das experiências vividas pelos participantes como sugere a metodologia que proporcionou respaldo a esta pesquisa. A interpretação desses textos revelou a reflexão dos participantes acerca da formação tecnológica bem como sobre o desenho a Aula, proporcionando para a professora-pesquisadora momentos reflexivos sobre o desenvolvimento de novos cursos de formação tecnológica a distância, bem como subsídios para a criação e elaboração de cursos sob a perspectiva da complexidadepor
dc.description.abstractThis research aims to describe and interpret the phenomenon technology formation enabled by the Language Teaching Technologies class which is part of an undergraduate Language and Literature distance course on Portuguese/Spanish at a confessional university in the State of São Paulo, in order to identify the formation perceived by the students and the emerging traces of complexity, given the moment of paradigm transition lived by the researcher when designing the mentioned class. The research development was based on the complex thinking epistemology (Morin, 2002, 2007, 2008, 2011; Moraes, 2002,2004), articulated with education and teacher formation theories (Freire, 2002, 2008), and with issues regarding teacher technological education from the perspective of Lopes (2005) and Moraes (2007), connected to different visions of instructional design according to Moraes (2008), Graves (2000), and Freire (2013). The Hermeneutic-Phenomenological methodological approach (van Manen, 1990; Freire, 1998, 2007, 2008, 2012) was adopted and the research instruments were part of the class activities: Students from the 5th semester (a) participated in the Class-Activity Forum which preceded a videoclass; (b) answered a Teaching Practice Questionnaire from which was possible to draw their profile and collect their impressions about their performance and about the proposed activities; and (c) produced a dissertative-reflexive report. These written texts represent the participants registers on how they have been living the phenomenon on focus while unveiling the way they interpret the life experience they have been involved in, as suggested by the methodology that supports this study. The interpretation of the texts revealed the participants' reflection about technology formation, as well as about the course design, providing the teacher-researcher with moments of reflection upon the development of new online technological education courses, and the creation and elaboration of courses under the perspective of complexityeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30373/Catia%20Veneziano%20Pitombeira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAbordagem hermenêutico-fenomenológicapor
dc.subjectComplexidadepor
dc.subjectDesenho de cursopor
dc.subjectFormação tecnológicapor
dc.subjectEADpor
dc.subjectHermeneutic-phenomenological approacheng
dc.subjectComplexityeng
dc.subjectCourse designeng
dc.subjectTechnology educationeng
dc.subjectDE (distance education)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleCaminhos da formação tecnológica a distância: a complexidade emergente no desenho de curso de licenciaturapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Catia Veneziano Pitombeira.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.