???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPeixoto Filho, Heitor Penteado de Mello-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758111D3por
dc.contributor.advisor1Mañas, Antonio Vico-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:45:23Z-
dc.date.available2009-12-18-
dc.date.issued2009-10-07-
dc.identifier.citationPeixoto Filho, Heitor Penteado de Mello. O empreendedorismo como um processo: um estudo de casos múltiplos. 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1362-
dc.description.resumoEste estudo é focado no empreendedorismo por oportunidade ou empreendedorismo voluntário, aquele que se dá pela identificação de uma boa oportunidade de negócios. Partiu-se da premissa de que o empreendedorismo é um processo com cinco fases principais, que vai do reconhecimento da oportunidade até a colheita das recompensas, com a saída dos fundadores. Cada uma dessas fases foi pesquisada a partir da trajetória de três empreendedores e suas respectivas empresas, com o objetivo de detalhar os principais fatores internos e externos à constituição e desenvolvimento destas empresas, as principais decisões estratégicas tomadas pelos empreendedores em função desses fatores, as principais estratégias adotadas e seu processo de formulação, sempre na busca de padrões. Esta é uma pesquisa exploratória. Como procedimento para a coleta de dados, optou-se pelo estudo de casos múltiplos incorporados. A unidade primária de análise foi o empreendedor, três no total, todos eles idealizadores, sócios e principais gestores de suas respectivas empresas. Foram conduzidas entrevistas focadas, utilizando-se um roteiro composto por quarenta e quatro itens. O estudo sugere que o empreendedorismo de fato pode ser considerado como um processo, com cinco etapas principais, cada uma com características próprias e relativamente bem delimitadas. Foram identificados alguns padrões no perfil dos empreendedores e entre eles destacase uma boa formação acadêmica. No perfil das empresas, observou-se que todas eram de porte médio e lucrativas na data da venda. Em relação ao processo empreendedor, todas as empresas tiveram um início modesto e com poucos investimentos. Por fim, todas adotaram um conjunto comum de estratégias que incluiu inovação, concentração em um único negócio e parceriaspor
dc.description.abstractThis study is focused on the opportunity or voluntary entrepreneurship, the one resulting from the identification of a good business opportunity. The premise is that entrepreneurship is a process with five main phases, going from the recognition of a good business opportunity until the harvest of rewards, with the exit of the founders. Each one of these phases was researched based on the trajectory of three entrepreneurs and their respective companies, with the objective of detailing the main internal and external factors to the constitution and development of the companies, the main strategic decisions taken by the entrepreneurs in function of these factors, the main adopted strategies and their process of formulation, always in the search of standards. This is an exploratory research. The study of incorporated multiple cases was opted as the procedure for data collection. The primary unit of analysis was the entrepreneur, three in total, all of them idealizers, partners and main managers of their respective companies. Focused interviews were conducted, with a script composed of forty four items. The study suggests that the entrepreneurship can in fact be considered as a process, with five main stages, each one with relatively well delimited and proper characteristics. Some standards had been identified in the entrepreneur s profile, standing out their good academic background. Regarding the companies' profile, it was observed that all of them were medium-sized and lucrative at the date of the selling. In relation to the entrepreneurial process, all companies had a modest start-up and with few investments. Finally, they all adopted a common set of strategies, which included innovation, concentration in only one business and partnershipseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-25T16:45:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heitor Penteado de Mello Peixoto Filho.pdf: 843544 bytes, checksum: b5890e412451c23b733c73c0f61d9e82 (MD5) Previous issue date: 2009-10-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2207/Heitor%20Penteado%20de%20Mello%20Peixoto%20Filho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEmpreendedorpor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectEntrepreneureng
dc.subjectStrategyeng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectEmpreendedorismo -- Brasil -- Estudo de casopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleO empreendedorismo como um processo: um estudo de casos múltiplospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Heitor Penteado de Mello Peixoto Filho.pdf823,77 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.