???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1356
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processo de internacionalização da Totvs: um estudo de caso da aquisição da mexicana Sipros
Autor: Brunhara, Aldo José
Primeiro orientador: Joao, Belmiro do Nascimento
Resumo: O presente trabalho investiga como a aquisição pode contribuir para a estratégia de internacionalização de uma organização, tendo como objeto de análise o estudo de caso da aquisição da empresa mexicana Sipros, em 2003, por uma empresa brasileira de software de gestão, a Totvs S.A, e seu processo de internacionalização. Foi realizado um levantamento cronológico do processo de internacionalização da Totvs, de dados mercadológicos do segmento de software de gestão ERP - Enterprise Resource Planning, do Brasil, da América Latina e do mundo, e pesquisas de campo com entrevistas semiestruturadas com pessoas chaves no processo de internacionalização. Os resultados desta pesquisa demonstraram que os principais motivadores para aquisição foram: o interesse no produto e, na base de clientes da Sipros, o potencial de mercado mexicano, assim como evidências de que a experiência na Argentina contribuiu para captar clientes, empresas brasileiras e estrangeiras com investimentos nesta região. Entre as principais contribuições desta aquisição, pode-se destacar o aprendizado em gerenciar culturas diferentes, dificuldades enfrentadas em relação ao idioma e as necessidades do mercado local, elevar a unidade mexicana de uma franquia para uma subsidiária que desenvolve produtos e atende outros países de língua espanhola, como a Argentina, além de ter motivado ajustes estruturais na matriz, objetivando identificar a melhor estrutura para dar suporte às atividades no exterior. Desta forma, a aquisição da Sipros contribuiu para ampliar o processo e a estratégia de internacionalização da Totvs e elevar o conhecimento da matriz sobre como gerenciar os requerimentos para entradas em mercados com cultura e idiomas diferentes
Abstract: This work investigates how an acquisition can contribute to the internationalization strategy of one organization, having as a case study the acquisition of Sipros, a Mexican company, in 2003, by Totvs S.A, a Brazilian management software company and its internationalization process. This study includes a chronological study of Totvs internationalization process, the marketing data of ERP (Enterprise Resource Planning) management software segment for Brazil, Latin America and worldwide market and field researches including semi structured interviews with key people of the internationalization process of Totvs. The results of this research demonstrate that the main motivators for the acquisition were: interests on Sipros product line and customers base, the potential of the Mexican market, and evidences that the experience in Argentina had contributed to capture clients, Brazilian or foreign companies. Among the main contribution of this acquisition, it can be highlighted the learning process of the management of cultural differences and some faced difficulties related to the idioms and the local market needs, evolved the Mexican unit from one franchisee to a subsidiary, which contribute to develop products and provide services to other Spanish language countries such as Argentina, additionally, it motivated various organization adjusts at the headquarters structure aiming to have the best structure to support the activities abroad. Therefore, it can be emphasized that the acquisition of Sipros contributed to enlarge Totvs company s internationalization process and strategy, increasing the headquarters knowledge on how to manage the requirements to entry on markets with differences on culture and idioms
Palavras-chave: Internacionalização
Aquisição
Modos de entrada
Software de Gestão ERP
Internationalization
Acquisition
Entry modes
Management Software ERP.
TOTVS (Filme)
Empresas -- Compra
Globalizacao
Sistemas de informacao gerencial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Brunhara, Aldo José. Processo de internacionalização da Totvs: um estudo de caso da aquisição da mexicana Sipros. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1356
Data de defesa: 3-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aldo Jose Brunhara.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.