???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13539
Tipo do documento: Dissertação
Título: Portfólio: desafio à prática e à formação docente
Título(s) alternativo(s): Portfolio: a challenge to the practice and to teacher education
Autor: Amancio, Isabel Aparecida Pereira 
Primeiro orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar e compreender criticamente quais discursos sobre infância são instaurados nos portfólios, como documentação pedagógica, de educação infantil. O estudo pretende abranger a partir da perspectiva da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e, por meio dos conceitos bakhtinianos de enunciado concreto e signo ideológico, entender como esses discursos revelam a concepção de criança e o processo de ensino-aprendizagem a partir da compreensão dialógica da linguagem. São participantes desta pesquisa duas professoras de educação infantil, de turmas de Pré e 1º ano, de um colégio particular da zona oeste da cidade de São Paulo. A interpretação de dados foi realizada a partir da análise de duas atividades selecionadas dos portfólios produzidos por essas professoras, no ano de 2010. Trata-se de uma pesquisa crítica de colaboração que procurou analisar, compreender e colaborar para transformações nas práticas educativas. Os resultados apontam mudanças iniciais tanto nos papéis desempenhados pelos diferentes sujeitos quanto na prática educativa, pois, por meio do portfólio, foi possível perceber uma maior visualização das vozes, opiniões e percepções das crianças como sujeitos ativos no processo de aprendizagem
Abstract: The objective of this research is to critically analyse and understand which speeches about childhood are stablished in portfolios as an instrument for educational documentation In elementary school The study aims to comprehend under a Social- Cultural-Historical perspective with basis on the Activity Theory and through the concrete proposition Bahkitinians concepts, and ideologic sign, how these discourses reveal the conception of a child and the teaching-learning process starting from the dialogic understanding of language. Two teachers from elementary school participated in this research, one from pre-school and the other from the first year from a private school in the eastern area from São Paulo City. The data interpretation was made with basis on two activities from the portfolios produced by these teachers in 2010. It is a critical research of cooperation which had as objective to observe, analyse and understand and cooperate with transformations in the teaching practice. The results show changes in the role of different individuals as well as in the teaching practice. Thus, with the portfolio as an instrument one can visualize better children s voices, opinions and perceptions as active people in the learning process, but this change is strictly linked to a more comprehensive process of teachers education on the portfolio usage and about the teaching-learning conception on which it is based
Palavras-chave: Educação infantil
Portfólio
Formação de professores
Produção de conhecimento
Verbo-visual
Elementary school
Portfolio
Teacher education
Knowledge production
Verbal-visual
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Amancio, Isabel Aparecida Pereira. Portfolio: a challenge to the practice and to teacher education. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13539
Data de defesa: 18-Oct-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabel Aparecida Pereira Amancio.pdf11,28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.