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Tipo do documento: Dissertação
Título: Função das ações de Trade Marketing na construção ou manutenção do Brand Equity: um estudo de caso de uma marca de absorventes
Autor: Josko, Renata Borovina
Primeiro orientador: Cardoso, Onésimo de Oliveira
Resumo: Há cerca de quinze anos teve início no mercado brasileiro o fenômeno de concentração do varejo, movimento expressivo e consolidado em alguns países da Europa. Como decorrência, a estrutura dos fabricantes e o relacionamento com os varejistas sofreram grandes alterações. No que se refere à estrutura, o número de empresas com departamentos de Trade Marketing é cada vez maior e, o investimento voltado para ações no ponto de venda cresce e representa cada vez mais no valor de investimento das marcas. A relação varejo - fabricante tornou-se mais conflituosa e o poder inverteu-se para das mãos dos fabricantes para a do varejista. O mercado absorve a cada ano cada vez mais marcas e extensões das mesmas. O consumidor é impactado por inúmeras mensagens de produtos através das dispendiosas mídias existentes, tornando a manutenção ou construção do patrimônio de marca um desafio constante para os fabricantes. Soma-se a situação da pressão por resultados no curto prazo, momento em que muitas vezes os valores de investimentos na construção de marcas, geralmente relacionados à Propaganda, migram para atividades no ponto de venda ou relacionadas ao Trade Marketing. O objetivo central da pesquisa é conhecer o impacto das ações de Trade Marketing sobre o patrimômio ou Brand Equity das marcas. Para alcançar este objetivo, foi utilizada a metodologia de estudo de caso com uma marca de absorventes externos atuante no mercado brasileiro. Como resultado verificou-se que o incremento das ações de Trade Marketing em detrimento à propaganda, não auxiliou na manutenção e diferenciação das associações da marca entre dois períodos distintos
Abstract: About fifteen years ago, a phenomenon of retail concentration, an important and already consolidated movement in some European countries, started to occur in the Brazilian market. As a consequence, manufacturer s structures and relationships with retailers suffered great alterations. In relation to structure, there has been an increasing number of Trade Marketing departments in the companies and, investment in point of sale actions is growing steadily and has a significantly larger share in the total amount of brands investments. The manufacturer-retail relationship has become a zone of greater conflict and there has been a shift of power from the hands of manufacturers to those of retailers. Every year the market absorbs more and more brands and their extensions. The consumer is impacted by several product messages sent by expensive media, transforming brand equity maintenance or building into a constant challenge for the manufacturers. In addition to this situation there is a growing pressure for short term results, at precisely the moment in which investment in brand building, usually related to Advertising, is migrating to point of sale activities or is related to Trade Marketing. The main objective of the research is to acquire knowledge on the impact of Trade Marketing actions on Brand Equity. In order to achieve this objective, the case study methodology was used for an important external sanitary napkin brand in the Brazilian market. As a result, it was verified that the increasing amounts invested in Trade Marketing actions as opposed to amounts invested in advertising, have not helped maintenance and differentiate brand awareness and its associations in two different periods of the study
Palavras-chave: Varejo
Brand Equity
Trade Marketing
Retail
Brand
Branding (Marketing) -- Estudo de caso
Marca de produtos
Marca registrada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Josko, Renata Borovina. Função das ações de Trade Marketing na construção ou manutenção do Brand Equity: um estudo de caso de uma marca de absorventes. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1349
Data de defesa: 4-Jun-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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