???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13456
Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição da história da matemática na formação dos professores das séries iniciais
Título(s) alternativo(s): The contribution of the history of mathematics in teacher s training of initial series
Autor: Faria, Jussara Teodoro de 
Primeiro orientador: Ferraz, Marcia Helena Mendes
Resumo: O presente trabalho tem a pretensão de analisar a importância da História da Ciência com ênfase na História da Matemática na formação de professores das séries iniciais (atualmente no curso de Pedagogia). Com base nestes aspectos, buscamos verificar os registros históricos através de fontes primárias como Leis, Decretos, Resoluções, Guias, Subsídios, Propostas e Parâmetros, para compreendermos de que maneira ocorreu a institucionalização da História da Matemática, no ensino da matemática. Apesar de sua indicação no Parâmetro Curricular Nacional, a História da Matemática deve ser discutida e abordada pelo professor de forma adequada, evitando assim, ser apenas mais um item a ser incorporado na lista de conteúdos dos currículos de matemática. Para ser incorporado à sua prática o futuro professor deve ter o contato com a História da Matemática na sua formação, pois através do conhecimento da história dos conceitos matemáticos, pode mostrar aos seus alunos que a matemática não trata de verdades eternas, infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica
Abstract: The present paper intends to analyze the importance of the History of Science with emphasis in History of Mathematics in the formation of teachers of initial series (currently in pedagogy course). Based on this aspect, we seek to verify historical records through primary sources such as Laws, Acts, Resolutions, Guides, Subsidies, Proposals and Parameters, to comprehend in which ways occurred the institutionalization of the History of Mathematics, in the mathematic teaching. Even though it is indicated on the National Curricular Parameters, History of Mathematics must be discussed and properly approached by teachers, so that it doesn t turn to be just another item incorporated on the Curricular contents of mathematics. Future teachers must have contact with the History of mathematics during the formation period in order to get it incorporated to their practices. Through the knowledge of the history of concepts of mathematic it can be shown to students that mathematic is not about eternal, infallible and immutable truths only, but it is in fact a dynamic science
Palavras-chave: História da matemática
Ensino de matemática
Formação de professores
History of science
History of mathematics
School of mathematics
Teacher training
Matematica -- Historia
Matematica (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Professores de matematica -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História da Ciência
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Citação: Faria, Jussara Teodoro de. The contribution of the history of mathematics in teacher s training of initial series. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13456
Data de defesa: 17-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jussara Teodoro de Faria.pdf536,46 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.