???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13445
Tipo do documento: Tese
Título: Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método
Autor: Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de 
Primeiro orientador: Ferraz, Marcia Helena Mendes
Resumo: Esta Pesquisa analisa o uso de métodos filosóficos e científicos usados pelos primeiros teóricos em Marketing no início do século XX. Para encontrarmos tais indícios metodológicos discorremos a respeito das modificações ocorridas no contexto das organizações em território norte-americano para demarcarmos como estas alterações criaram problemas que outras áreas de estudo não estavam aptas a resolver criando a demanda pelos primeiros estudos na área. O processo de institucionalização que permitiu a criação e desenvolvimento do Marketing. Selecionamos para análise Marketing Methods, de Ralph Starr Butler como documento de pesquisa para encontrarmos a metodologia proposta. Por meio deste estudo, observamos que os autores do período se embasaram em uma metodologia filosófica e científica para a construção de um manual para os primeiros pesquisadores da área. Com o uso desta metodologia permitiu ao Marketing uma independência de outras áreas mais tradicionais e uma importância no meio acadêmico e empresarial
Abstract: This Research analyzes the use of philosophical and scientific methods used by the first ones theoretical in Marketing in the beginning of the century XX. For us to find such methodological indications we discoursed regarding the modifications happened in the context of the organizations in North American territory for us to demarcate as these alterations they created problems that other study areas were not capable to solve creating the demand for the first studies in the area. The institutionalization process that allowed the creation and development of the Marketing. We selected for analysis Marketing Methods, of Ralph Starr Butler, as document for us to find the proposed methodology. Through this study, we observed that the authors of the period were based in a philosophical and scientific methodology for the construction of a manual for the first researchers of the area. With the use of this methodology it allowed to the Marketing an independence of other more traditional areas and an importance in the academic and managerial middle
Palavras-chave: Filosofia
Ciência
Contexto
Institucionalização
Método
Marketing
Philosophy
Science
Context
Institutionalization
Method
Butler, Ralph Starr -- Marketing methods
Marketing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História da Ciência
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Citação: Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método. 2009. 179 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13445
Data de defesa: 15-Oct-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sergio Luis Ignacio de Oliveira.pdf6,6 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.