???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1343
Tipo do documento: Dissertação
Título: Convergência entre a estratégia empresarial e a responsabilidade social
Autor: Ponte, Mauricio Turra
Primeiro orientador: Dowbor, Ladislau
Resumo: A finalidade principal deste trabalho é verificar se existe alguma relação entre a estratégia de negócio e a estratégia social. Para isso, será considerada a empresa Natura, avaliando-se suas estratégias de negócio e de responsabilidade social. Introdutoriamente, serão apresentados, respectivamente, o tema e o problema que nortearão a execução desta dissertação. A partir dessas análises, pretende-se descrever as justificativas e os objetivos que levaram à escolha deste projeto. O segundo capítulo apresenta a metodologia utilizada para a elaboração do trabalho, discutindo os tipos de pesquisa que serão empregados. A importância de se definir a metodologia do trabalho consiste no fato de ela ser a explicação detalhada de todas as ações que serão desenvolvidas no trabalho de pesquisa. O terceiro capítulo visa a contextualizar o leitor no tema. O capítulo terá início com uma perspectiva histórica sobre a responsabilidade social, com o objetivo de se entender o estágio em que atualmente a prática se encontra. Em seguida, torna-se essencial a análise das razões que motivam a prática da responsabilidade social por parte das empresas e os retornos obtidos com este investimento. Neste capítulo será possível compreender os principais fatores que constroem o desenvolvimento da estratégia empresarial e das práticas sociais adotadas pela organização. No quarto capítulo será apresentado o caso, com a descrição do histórico da organização, a caracterização do seu negócio, a análise das ações sociais e, por fim, a análise da vantagem competitiva, com a finalidade de se identificar se existe relação entre as estratégias de negócio e social. Por último, o intuito é verificar se os objetivos propostos inicialmente pelo presente trabalho foram ou não alcançados. Para isso, será feita uma conclusão geral do trabalho que elucidará os seus principais pontos e as conclusões obtidas
Abstract: The purpose of this study is to verify whether there is any relationship between business strategy and social strategy. This will considered the Natura company by assessing its business strategy and social responsibility. Introduction will be presented, respectively, the subject and the problem will guide the work. From these tests is to describe the reasons and goals that led to the choice of this project. The second chapter presents the methodology used to produce the work, through a discussion of types of research that will be used. The importance of defining the methodology of work is the fact it is the detailed explanation of all actions that will be developed in the work of research. The third chapter seeks to contextualize the reader to the subject. The chapter begins with a historical perspective on social responsibility, aiming to understand the current stage in which the practice is. Then it becomes essential to analyze the grounds for the practice of social responsibility by businesses and the returns obtained from this investment. Through this chapter it is possible to understand the key factors that build the development of business strategy and practices adopted by social organization In the fourth chapter will be presented the case describing the history of the organization, description of business, review of social actions and finally analysis of competitive advantage in order to identify whether there is relationship between strategy, business and social. Finally, the intent is to verify that the objectives initially proposed by this work have been achieved
Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial
Vantagem competitiva
Estratégia
Corporate social responsibility
Competitive advantage
Strategy
Planejamento empresarial
Responsabilidade social das empresas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Ponte, Mauricio Turra. Convergência entre a estratégia empresarial e a responsabilidade social. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1343
Data de defesa: 13-May-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mauricio Turra Ponte.pdf804,13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.