???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGóes, Alcides Ferreira-
dc.contributor.advisor1Beltran, Maria Helena Roxo-
dc.date.accessioned2016-04-28T14:16:40Z-
dc.date.available2009-06-23-
dc.date.issued2009-05-21-
dc.identifier.citationGóes, Alcides Ferreira. Transformações nas artes gráficas no início do século XIX: os segredos para preparar tintas de impressão. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13423-
dc.description.resumoEntre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX, muitas modificações estavam em processo em relação às artes gráficas. As buscas por melhorias nos sistemas que geravam imagens a partir de uma impressora envolviam o próprio equipamento, as matrizes usadas no sistema de impressão, a forma de fixação dos tipos para compor a matriz, as inovações na distribuição da tinta, novos ajustes entre a matriz e o sistema de entintamento, a mecanização da impressora pelo uso da movimentação baseada na força do vapor, e também alterações no preparo de tintas de impressão adequadas a esse conjunto de mudanças. Assim, neste trabalho, analisaremos receitas de tintas e a sua relação com os processos e as mudanças envolvidas na época, tendo como ponto de partida a análise de um manual de tintas de impressão publicado na primeira metade do século XIX On the Preparation of Printing Ink: both Black and Coloured (1832), escrito por William Savage (1771-1844). Abordaremos a questão da tinta a partir do contexto em que o manual foi publicado, evidenciando as práticas de produção de tintas de impressão e os conhecimentos antigos registrados em texto. Um conjunto de fatores será apresentado para promover um melhor entendimento da influência da tinta no processo de impressão e a sua interface com o equipamento, com a matriz e o seu sistema de distribuição pela impressora, procurando interpretar na obra os segredos dos ingredientes usados nas receitas de uma tinta e principalmente a maneira que o autor trata sobre esse assuntopor
dc.description.abstractBetween the end of the century XVIII and the first half of the century XIX, a lot of modifications were in process in relation to the graphic arts. The search for improvements in printing images involved the own equipment, the form of fixation of the types to compose the matrix, the innovations in the distribution of the ink, new fittings between the matrix and the inking system, the mechanization of the printing press by the force of the vapor, and also alterations in the preparation of appropriate impression inks to that group of changes. Thus, in this work, we analyze recipes to make inks and their relationships with the processes and the changes involved in this art, starting the analysis of a manual of impression inks published in the first half of the century XIX - On the Preparation of Printing Ink: both Black and Coloured (1832), written by William Savage (1771-1844). We will approach the subject of the ink starting from the context in that the manual was published, evidencing practices of production on printing inks and the old knowledge registered in text. A group of factors will be presented to promote a better understanding of the influence of the ink in the impression process and your interface with the equipment, with the matrix and your distribution system of the printing press, trying to interpret in the work the secrets of the ingredients used in the revenues of an ink and mainly the way that the author treats on that subjecteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T14:16:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alcides Ferreira Goes.pdf: 8273987 bytes, checksum: 0e3e99568082e4f5bc12b36ba488610b (MD5) Previous issue date: 2009-05-21eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30126/Alcides%20Ferreira%20Goes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistória da Ciênciapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da Ciênciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTintas de impressãopor
dc.subjectGraphic artseng
dc.subjectImpression inkseng
dc.subjectArtes graficas -- Historia -- Seculo 19por
dc.subjectImpressao -- historia -- Seculo 19por
dc.subjectSavage, William -- 1770-1843 -- On the preparation of printing ink: both black and coloured -- Critica e interpretacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpor
dc.titleTransformações nas artes gráficas no início do século XIX: os segredos para preparar tintas de impressãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alcides Ferreira Goes.pdf8,08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.