???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13398
Tipo do documento: Dissertação
Título: Santos Dumont e o desenvolvimento da dirigibilidade de balões
Autor: Bizerra, Erivelton Alves 
Primeiro orientador: Martins, Lilian Al-Chueyr Pereira
Resumo: Alberto Santos Dumont (1873-1932) é muito conhecido, no Brasil e na França, por seus trabalhos pioneiros sobre aviação, mas também desenvolveu, antes disso, a técnica de vôo em balões, obtendo importantes resultados na dirigibilidade com aparelhos dotados de motor. Este trabalho analisa sua contribuição neste campo. Esta dissertação apresenta primeiramente um histórico da invenção dos balões, desde as luzes voadoras chinesas até a introdução de balões de ar quente e de hidrogênio na Europa, no século XVIII. Em seguida, a dissertação analisa a história da dirigibilidade dos balões. Logo após os primeiros vôos tripulados, em 1783, surgiu um enorme interesse pelo invento e foram propostas formas de proporcionar-lhe dirigibilidade. As primeiras tentativas, com algum grau de sucesso, de balões dotados de motores ocorreram em 1852, utilizando uma máquina a vapor. Houve depois algumas poucas tentativas, utilizando motores de vários tipos (inclusive elétricos), mas não foram obtidos bons resultados. Nos últimos anos do século XIX, Santos Dumont iniciou o desenvolvimento de balões movidos por motores de combustão interna (como os de automóveis) e conseguiu bons resultados. Em 1901, obteve o Prêmio Deutsch de la Meurthe, demonstrando o controle de um balão motorizado que contornou a Torre Eiffel. Por fim, a dissertação analisa os conhecimentos científicos e técnicos de Santos Dumont, bem como as dificuldades técnicas que era necessário superar para conseguir controlar o vôo dos balões, na época
Abstract: Alberto Santos Dumont (1873-1932) is well known in Brazil and France for his pioneer contributions to the development of the airplane. However, before that, he also helped to develop the technique of balloon flight, obtaining important results of directed flight using motorized airships. This works analyses his contribution to this field. This dissertation presents, first, an historical account of the invention of balloons, from the early Chinese flying lights to the introduction of hot-air and hydrogen balloons in Europe, in the 18th century. Next, this work analyses the issue of balloon flight control. After the first manned flights, in 1783, there was a strong interest for this invention and there were several proposals of controlling its flight. The first attempts of flying motorised balloons, which attained a moderate success, were made in 1852, using a heavy steam machine. Other attempts were made afterwards, using several kinds of motors (including electrical ones), but they did not attain practical results. In the late 19th century, Santos Dumont began to develop airships driven by internal combustion engines (such as those used by automobiles) and obtained good results. In 1901 he was awarded the Deutsch de la Meurthe Prize, when he demonstrated the control of a motorised balloon that was able to make a flight round the Eiffel Tower. Finally, this dissertation analyses Santos Dumont s scientific and technical knowledge, as well the technical difficulties involved in the control of airships, at that time
Palavras-chave: Dirigibilidade
Técnica de vôo em balões
História da aviação
Balloons
Airships
Flight control
Technique of balloon flight
History of flight
Santos-Dumont, Alberto -- 1873-1932
Aeronautica -- Historia
Aeronaves
Baloes (Aeronautica)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História da Ciência
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Citação: Bizerra, Erivelton Alves. Santos Dumont e o desenvolvimento da dirigibilidade de balões. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13398
Data de defesa: 7-Oct-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erivelton Alves Bizerra.pdf8,72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.