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Tipo do documento: Dissertação
Título: O teatro wagneriano à luz da história da ciência
Autor: Soares, Sandra da Costa 
Primeiro orientador: Baptista, Ana Maria Haddad
Resumo: O teatro e a encenação de uma peça são,de uma maneira envolvente e ilusionária,preenchidos com a iluminação cênica.O foco no palco,com as luzes da platéia apagadas,pode proporcionar um deleite cênico no espectador. Com a luz iluminando apenas a cena, é possível estabelecer um contato direto entre a obra e o espectador. A luz cênica tem uma atuação indissociável da arte do teatro, pois através dela é possível ampliar a visibilidade do palco e platéia através da luz, ralizada por Richard Wagner,em 1876,no teatro Bayreuth,ocorre uma mudança no conceito de luz cênica e isso se apresenta como um tema instigante para nos permitir elegê-lo como um objeto de estudo quie possibilita um diálogo entre a ciência e o teatro.Abordaremos o tema a partir da perspectiva wagneriana sobre as artes cênicas,plásticas e literárias nos livros "A obra de arte do futuro" e "A arte e a revolução" que fundamentam as modificações cênicas que Wagner pensou e realizou em seu teatro,que culminaram com a separação palco e platéia através da luz.O enfoque que nos permite fazer a história da ciência com uma interface entre as artes e a ciência será dado pela presença da luz na cena,na arte e nas cidades,resultando em uma convergência científico-artística que se acentuou na segunda metade do século XIX, possibilitando uma convergência entre a ciência e a arte e, em especial, a arte cênica
Abstract: O teatro e a encenação de uma peça são,de uma maneira envolvente e ilusionária,preenchidos com a iluminação cênica.O foco no palco,com as luzes da platéia apagadas,pode proporcionar um deleite cênico no espectador. Com a luz iluminando apenas a cena, é possível estabelecer um contato direto entre a obra e o espectador. A luz cênica tem uma atuação indissociável da arte do teatro, pois através dela é possível ampliar a visibilidade do palco e platéia através da luz, ralizada por Richard Wagner,em 1876,no teatro Bayreuth,ocorre uma mudança no conceito de luz cênica e isso se apresenta como um tema instigante para nos permitir elegê-lo como um objeto de estudo quie possibilita um diálogo entre a ciência e o teatro.Abordaremos o tema a partir da perspectiva wagneriana sobre as artes cênicas,plásticas e literárias nos livros "A obra de arte do futuro" e "A arte e a revolução" que fundamentam as modificações cênicas que Wagner pensou e realizou em seu teatro,que culminaram com a separação palco e platéia através da luz.O enfoque que nos permite fazer a história da ciência com uma interface entre as artes e a ciência será dado pela presença da luz na cena,na arte e nas cidades,resultando em uma convergência científico-artística que se acentuou na segunda metade do século XIX, possibilitando uma convergência entre a ciência e a arte e, em especial, a arte cênica
Palavras-chave: Wagner, Richard, 1813-1883 - A obra de arte no futuro - A arte e a revolução - Crítica e interpretação
Iluminação teatral
Artes cênicas
teatro
encenador
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História da Ciência
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Citação: Soares, Sandra da Costa. O teatro wagneriano à luz da história da ciência. 2005. 129 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13364
Data de defesa: 9-May-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

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