???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13343
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alguns aspectos da reforma educacional na Inglaterra em meados do século XVII - a importância de Johann Amos Comenius e SAmuel Hartlib nesse projeto
Autor: Fan, Tang Sho
Primeiro orientador: Ferraz, Marcia Helena Mendes
Resumo: Em meados do século XVII,a Inglaterra vivia o auge das reformas e a urgência das suas realizações. Essas reformas eram tanto de cunho político, sociais, econômicas, quanto religiosas e educacionais. Johann Amos Comenius e Samuel Hartlib, ambos oriundos da região do leste europeu, tiveram influência impar nesse projeto de reformas educacionais inglês. Ambos tinham Francis Bacon como seu mentor e Deus como mola propulsora. Samuel Hartlib e equeles que com ele formaram o círculo hartlibiano tinham consciência de que a reforma social e econômica somente poderia se efetivar mediante a reforma educacional e, portanto tinham premência na consecução da reforma das escolas. Já a proposta educacional de Comenius não se restringia à Inglaterra, sua reforma propunha-se total, possível em qualquer país, já que tanto os problemas abordados quanto as suas soluções eram apresentados em qualquer pais europeu, pois o âmago da sua reforma é basicamente traduzido pela Pansophia - o saber universal. Em setembro de 1641, Comenius chega à Inglaterra, convidado por Hartlib para comandar a reforma do ensino, e juntos propiciaram uma série de mudanças, educacionais e cientificas, que culminaram na formação da Royal Society. Nosso estudo tem como fonte o livro A Reformation of Schooles que é a tradução, para a língua inglesa da obra de Comenius intitulada Copotuum pansophicorum dilucidatio, reimpressa posteriormente como Pansophiae prodromus, realizada e publicada com o patrocínio de Samuel Hartlib em 1642. O presente trabalho busca entender alguns aspectos dessa reforma das escolas proposta por Comenius e sob os auspícios de Hartlib
Abstract: In the midst of the XVII century, England experienced a height of reforms and the emergency of its realizations. Those reformations were as much of political, social, and economical as they were of religious and educational nature. Johann Amos Comenius and Samuel Hartlib, both arising from an Eastern Europe region, were of extreme influence in the British projects for educational reformation. Both men had Francis Bacon as a mentor and God as usher. Samuel Hartlib and those with whom he formed the hartlibian circle was conscious that the social and economic reforms would only be effective by means of an educational reformo Therefore, they had as priority reforming the Britishschool system. However, the Comenius educational proposal did not keep boundaries in England. His reform idea was possible in every country, since every proposed problem as well as its solution were present in any of the European countries. The basis of his reform was the Pansophy - an universal wisdom. Comenius arrived in England in September 1641, invited by Hartlib to command the British educational reformo Together, they propitiated a series of changes, educational and scientific, that culminated in the creation of the Royal Society. The source of our study is the book "A Reformation of Schooles' which is the English translated version of Comenius' Conatuum pansophicorum dilucidatio, and later reprint like Pansophiae prodromus The Reformation of Schooles was accomplished and published with Samuel Hartlib's sponsorship in 1642. Our study's objective is to understand some aspects of the reform of schools proposed by Comenius and with Hartlib's support
Palavras-chave: Reformas educacionais inglesas
Comenio -- 1592-1670 -- Critica e interpretacao
Hartlib, Samuel -- 1600-1662 -- Critica e interpretacao
Educacao -- Inglaterra -- Historia -- Seculo 17
Reforma do ensino -- Inglaterra -- Seculo 17
Ciencia -- Historia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História da Ciência
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Citação: Fan, Tang Sho. Alguns aspectos da reforma educacional na Inglaterra em meados do século XVII - a importância de Johann Amos Comenius e SAmuel Hartlib nesse projeto. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13343
Data de defesa: 17-May-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tang Sho Fan .pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.