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dc.creatorKlautau, Fabiana Dias-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248678E5por
dc.contributor.advisor1Beltran, Maria Helena Roxo-
dc.date.accessioned2016-04-28T14:16:20Z-
dc.date.available2014-09-17-
dc.date.issued2014-08-08-
dc.identifier.citationKlautau, Fabiana Dias. Bestas e maravilhas: a visão emblemática dos animais na obra Historia animalium de Conrad Gesner e algumas de suas fontes. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13298-
dc.description.resumoO objetivo dessa Dissertação é analisar alguns aspectos na obra História animalium (1551-1558) de Conrad Gesner (1516-1565), entre eles, o tipo de informação contida na descrição dos animais, algumas de suas fontes e as imagens como via de transmissão de conhecimentos. Nossa intenção é demonstrar que o conteúdo da obra elaborada por Gesner, assim como por alguns de seus contemporâneos, apresentava características particulares e era composta não apenas por descrições acerca da anatomia e fisiologia das bestas, mas eram especialmente carregadas de informações adicionais, como por exemplo, o que os antigos diziam sobre cada animal, lendas, fábulas, uso na medicina, na culinária, na arte, etc. Todas essas informações interligadas faziam parte de uma rede de conhecimentos chamada por alguns estudiosos desse período de visão emblemática de mundo e de natureza, que caracterizou a História dos animais no século XVI. Para demonstrar algumas informações inter-relacionadas na obra de Gesner, selecionamos, além de seus escritos, trabalhos de outros autores. Um deles foi o Emblematum Libellus (1531) de Andrea Alciati (1492-1550), ao qual é atribuída a difusão dos emblemas - um conjunto de texto e imagem criados para serem decifrados, que traziam intrinsicamente mensagens de diversos temas como religião, amor, traição, política, moral entre outros, e que foram amplamente difundidos nas descrições de Gesner. Selecionamos também alguns exemplos de bestiários medievais para demonstrar como os animais eram descritos e representados nesse tipo de trabalho, bem como A arte de amar e as Metamorfoses de Públio Ovídio (43 a.C 17d.C) para averiguar o tipo de literatura, e em edições posteriores, de imagens que envolviam animais contidos nesses poemas, peculiarmente para realizar o estudo de caso sobre a besta mítica conhecida como minotauro. Contudo, foi possível expor ao longo do nosso trabalho o tipo de informação trazida nos textos e nas imagens das diferentes obras selecionadaspor
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is the analysis of some aspects presented in Conrad Gesner´s Historia animalium (1551-1558), such as some information included in animal´s descriptions, its sources and images, as a vehicle of knowledge transmission. We intend to demonstrate that the content in Gesner´s work, as well as in his contemporary fellows, showed particular features which were consisted not only of anatomical and physiological animal´s descriptions, but they were especially comprised of information which today would be considered additional, as for example, what the ancients would say about each animal, the legends, the fables, its use in medicine, in culinary, in art, etc. All this correlated information was called, by some scholars of this period, the emblematic world view and they determined the scope of animal History in the sixteenth century. In order to demonstrate the interrelated information in Gesner´s writings, we selected not only his writings but also some works of other writers. One of them is Andrea Alciati´s Emblematum Libellus (1531), to which is attributed the dissemination of the emblems - a group of text and image designed to be deciphered, bringing intricate topics such as religion, love, betrayal, politics, moral, among others, which were widely covered in Gesner´s work. We also selected some examples of medieval bestiary to demonstrate how animals were described and illustrated in this kind of work, as well as Ovid´s (43 a.C 17 d.C) Ars Amatoria and the Methamorphoses, aiming at investigating this type of literature and, in later editions, the kind of images involving animals in these poems, in order to accomplish the case study about the mythical beast known as the Minotaureng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T14:16:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiana Dias Klautau.pdf: 9928422 bytes, checksum: 4c7e29e60807fb86fc2b38919431d035 (MD5) Previous issue date: 2014-08-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29928/Fabiana%20Dias%20Klautau.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistória da Ciênciapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da Ciênciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConrad Gesnerpor
dc.subjectVisão emblemáticapor
dc.subjectBestiáriospor
dc.subjectAndrea Alciatipor
dc.subjectHistory of Scienceeng
dc.subjectEmblematic world vieweng
dc.subjectBestiarieseng
dc.subjectPrinted imageseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpor
dc.titleBestas e maravilhas: a visão emblemática dos animais na obra Historia animalium de Conrad Gesner e algumas de suas fontespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

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