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Tipo do documento: Dissertação
Título: A química em instituições secundárias e superior: Araraquara nas primeiras décadas do século XX
Autor: Pauli, Nivia Aparecida Friollo de 
Primeiro orientador: Ferraz, Marcia Helena Mendes
Resumo: Nas primeiras décadas do século XX, tivemos modificações significativas relacionadas com a política socioeconômica que o pais vivenciava. A expansão cafeeira, principalmente no Estado de São Paulo, desempenhava papel importante no desenvolvimento do Brasil, diversificando as atividades econômicas e criando condições para que os serviços, o comércio, os bancos, os primeiros artesanatos e fábricas refletissem as novas relações de produção. Com toda essa transformação se gostando, a Química demarcava seu espaço junto à agricultura, criando a Estação Central de Química Agrícola em 1915, e um Centro de Pesquisas Cientificas de Química Agrícola em 1918. Situamos para nossa pesquisa três instituições de ensino secundário: Associação da Escola Mackenzie de Araraquara, Colégio Progresso de Araraquara e Escola Nacional de Comércio de Araraquara e no ensino superior a Escola de Farmácia e Odontologia de Araraquara. A investigação do ensino da Química nas instituições secundaria e superior são importantes para se tomar conhecimento da contribuição, desta ciência no processo de modernização pelo qual passava o pais, e tentar compreender como Araraquara se ingeria no cenário nacional
Abstract: In the first decades of the 20th century we had significant changes concerning the social economic politics the country was going through. Coffee expansiveness, mostly in the State of São Paulo, played an important role in the development of Brazil by diversifiying the economical activities and fostering conditions for the different kinds of service, trade, banks, the early craftsmanship and factories to reflect the new production relationships. Along with all these changes Chemistry set up to delimit its own space together with Agriculture by creating the Estação Central de Quimica Agricola in 1915 and a Centro de Pesquisas Cientificas de Quimica Agricola, in 1918. We have chosen for our research three high school institutions: Associação da Escola Mackenzie de Araraquara, Colégio Progresso de Araraquara, Escola Nacional de Comércio de Araraquara. As for a college institution we have selected the Escola de Farmácia e Odontologia de Araraquara. The investigation into the teaching of Chemistry at the high school and college institutions is important in considering the contribution of the mentioned science to the process of modernization that the country was going through and also in trying to understand by which means Araraquara was inserted in the national scenery for that matter
Palavras-chave: Ensino secundario
Ensino superior
Modernizacao brasileira
Quimica -- Estudo e ensino -- Araraquara, SP
Ciencia -- Historia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História da Ciência
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Citação: Pauli, Nivia Aparecida Friollo de. A química em instituições secundárias e superior: Araraquara nas primeiras décadas do século XX. 2003. 155 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13241
Data de defesa: 30-Nov-2003
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