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dc.creatorGolino, William-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778916P8por
dc.contributor.advisor1Peixoto, Maria do Rosário da Cunha-
dc.date.accessioned2016-04-27T19:32:47Z-
dc.date.available2010-09-22-
dc.date.issued2010-06-11-
dc.identifier.citationGolino, William. Modern portrait painting: its forms and meanings. 2010. 253 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13213-
dc.description.resumoO retrato, como qualquer imagem, é uma forma de ideologia específica do campo imagético, irredutível, diferente das ideologias de outros campos, tais como o político, literário, etc., portanto, é uma ideologia imagética, ou seja, um conjunto visual, relativamente coerente, de crenças, valores e representações, produzido pelo representante da classe social que o encomenda e utiliza, indissociável de economia, política e moral. Por meio de suas formas, o retrato apresenta e representa os interesses e necessidades globais de classe e particulares dos setores de classes envolvidos em sua produção, veiculação e guarda. O principal meio para explicá-lo é a análise de composição, técnicas estilísticas, materiais, dimensões e outros dados originais, historicamente fixados. Hipótese: O retrato é constituinte às relações sociais. Justificativa: Explicar sua inserção histórica. Aspectos teórico-metodológicos: Análise da integração entre formas e conteúdos artísticos e não artísticos. Objetivo: Evidenciar o caráter ideológico do retrato. Resultados obtidos: As formas do retrato determinam seus significados estéticos e plásticos, integrados aos outros âmbitos da vida, por exemplo, o retrato moderno tem formas modernas, enquanto o retrato clássico e acadêmico tem formas clássicas e acadêmicaspor
dc.description.abstractThe portrait, like any image, is one form of specific ideology of the image field, irreducible, different from the ideologies of other fields, such as politics, literary, etc. Therefore, it is an image ideology, it means, a relatively coherent visual set of beliefs, values and representations, produced by the representative of the social class that commissions and uses it, inseparable from economy, politics and morals. By means of its forms, the portrait presents and represents the global interests and needs of the class, as well as, the particular interests and needs of the class sectors involved in its production, propagation and storage. The main way to explain it is through the analysis of composition, stylistic techniques, materials, dimensions and other original data, historically fixed. Hypothesis: The portrait is constituent to the social relations. Justification: To explain its historical insertion. Theoretical and methodological aspects: Analysis of the integration between artistic and non-artistic forms and contents. Objective: To demonstrate the ideological character of the portrait. Obtained results: The portrait forms determine their aesthetic and plastic meanings, integrated with other ambits of life, for instance, the modern portrait has modern forms while the classic and academic portrait has classic and academic formseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T19:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 William Golino.pdf: 22459041 bytes, checksum: 405b5d6c2e2313724a978a19439ac51a (MD5) Previous issue date: 2010-06-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25900/William%20Golino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRetratopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectPintura de retratopor
dc.subjectModernismopor
dc.subjectVanguardas históricaspor
dc.subjectFlávio de Carvalhopor
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectPortrait paintingeng
dc.subjectModernismeng
dc.subjectAvant-gardeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleRetrato pictórico moderno: suas formas e significadospor
dc.title.alternativeModern portrait painting: its forms and meaningseng
dc.typeTesepor
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