???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13211
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ideologia, marketing e cooptação de estagiários na Revista Agitação (1993-2007)
Autor: Santos, Silvana Nymann dos 
Primeiro orientador: Rago Filho, Antonio
Resumo: Este estudo objetiva a discussão das expectativas e interesses na introdução de jovens no mercado de trabalho através de estágios. A crítica produzida a partir da revista Agitação, publicação bimestral feita pela ONG CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), permitiu uma leitura das falas dos empresários paulistas, percebendo-os nas relações sociais vividas e compartilhadas, levando à compreensão da imprensa como um espaço para a construção da realidade empresarial paulista. Foi possível questionar como o a revista é utilizada para expressar os ideais que criam sentidos da realidade social, pelos referidos empresários, assim como para definirem sua mediação cooptando jovens que ocupam oportunidades de estágios, os selecionando previamente e os moldando nas competências dentro da escassez da força de trabalho qualificada. Deste modo, todas as ações deste grupo empresarial responsável pela ONG CIEE, vêem ao encontro de concretizar suas expectativas no espaço que criam e que efetivamente abre-se para jovens estudantes apostarem na experiência e na sua introdução no mercado de trabalho. Destaca-se aqui o uso da pedagogia como um meio de atuação para criar a mentalidade de um mundo ideal para os jovens: uma oportunidade que a juventude pode visualizar no mundo empresarial, apostando em características que devem ou precisam ser desenvolvidas, tais como: criatividade, o uso de tecnologias novas, liderança, aprendizado da língua inglesa, entre tantas outras habilidades e competências que tornam o jovem um bom profissional na visão do empresário. Assim, quando referir-se ao mundo atual competitivo, capitalista, neoliberal, em que ocorre a mundialização do capital, acredita-se numa discussão que permitiu problematizar o modo pelo qual os empresários paulistas interagem para responder às suas atuais necessidades, assim como as estratégias que utilizam para garantir sua hegemonia
Abstract: This study aims to discuss expectations and interests when the young are introduced in the labour market through internship programs. The criticism produced on the Agitação magazine, a bimonthly publication of the NGO CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), allowed a reading of São Paulo's executives speeches, analyzing them in their past living and shared social relationships, leading to a comprehension of the press as a means to construct São Paulo's entrepreneurial reality. It was possible to question how this space is used to express the ideals that create meanings in the social reality by such executives, and also to define their action in mobilizing the young who occupy internship opportunities, previously selecting, molding them according to competences inside the scarce qualified strength labour. In this sense, every action of this group of executives responsible by the NGO CIEE meet their expectations in the space created by them, which effectively is open to young students to invest in experience and join the labour market. Relevant is the use of pedagogy as a means of creating a mentality of an ideal world for the young: an opportunity that the young can envisage in the executive world, pursuing characteristics that must or need to be developed, such as: creativity, the use of new technologies, leadership, English language, ethics, among many other abilities and competences that make the young a good professional under the point of view of the executive. Thus, when referring to actual competitive, capitalist and neoliberal world, in which the globalization of capital takes place, it is a discussion that opens to questioning the way São Paulo's entrepreneurs interact to reach their hegemony
Palavras-chave: Empresários
Estagiários
Centro de Integração Empresa-Escola
Executives
Internship
Juventude -- Emprego
Agitacao (Revista)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Santos, Silvana Nymann dos. Ideologia, marketing e cooptação de estagiários na Revista Agitação (1993-2007). 2010. 250 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13211
Data de defesa: 6-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvana Nymann dos Santos.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.