???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1312
Tipo do documento: Dissertação
Título: O futebol brasileiro como ambiente de negócios: uma análise comparativa de clubes no Brasil e na Inglaterra
Autor: Fernández, Robert Alvarez 
Primeiro orientador: Rodriguez, Maria Clotilde Perez
Resumo: A presente pesquisa, de cunho exploratório, buscou entender o ambiente de negócios dos times de futebol no que se refere à administração de marketing e a diversidade de estratégias para obtenção de receitas. Para tanto se optou, além da pesquisa bibliográfica no âmbito do marketing, da estratégia e, especificamente, do marketing esportivo, e de análise em fontes de dados secundários do setor esportivo, por uma análise comparativa com clubes do futebol inglês. Na fase empírica foram estudados em profundidade dois clubes de futebol no Brasil e dois na Inglaterra, o que possibilitou a aplicação da metodologia de estudo de casos múltiplos. Ao final da pesquisa foi possível concluir que há uma limitada visão de mercado no cenário brasileiro, além da negligência dos clubes nacionais para com fontes de receitas importantes não apenas em seu aspecto numérico, mas, sobretudo, no que se refere à construção de relacionamento com o consumidor/torcedor. Acredita-se que as análises feitas nesta pesquisa e sua correlação com os números apresentados trazem contribuições tanto para o avanço da pesquisa acadêmica sobre o tema como também aos clubes brasileiros no sentido de repensarem sua relação com o torcedor de forma a trazê-lo de volta aos estádios o que, certamente, poderá gerar novos recursos que vão além da simples receita de bilheteria
Abstract: This research, an exploratory study, had been reaching for the understanding of the football clubs business environment regarding the marketing administration and the diverse strategic possibilities in revenue obtaining. To achieve such target, besides the marketing and strategy bibliographic research and more specifically in the sport marketing area alongside the analisys of secondary data of the sport industry, a comparison with English football clubs was endevoured. In the empiric phase, two Brazilian football clubs and two English clubs were studied in depth; that made possible the usage of multiple case studies methodology approach. At the research end, the efforts made possible to conclude that a limited market view prevails in the Brazilian market leading the football clubs to neglect important revenue sources not olny on their quantitative aspects but regarding the building of a solid relation with the fan and consumer. It is believed that the analysis peformed in this research and the correlations stablished with the financial data presented may bring contributions both to the academic study of sport and to the Brazilian clubs when rethinking their relations with the fan and carry out actions to bring the fans back to the stadiums. It is believed that the analisys performed in this research may contribute both to the advance of the academic research on this industry but also to the Brazilian Football clubs by leading them to rethink their relationship with their fans and bring them back to the stadiums with all the benefits but simply matchday revenue
Palavras-chave: Marketing esportivo
Marketing estratégico
Sport marketing
Strategic marketing
Brazilian football
English football
Esportes -- Marketing
Futebol -- Brasil
Futebol -- Inglaterra
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Fernández, Robert Alvarez. O futebol brasileiro como ambiente de negócios: uma análise comparativa de clubes no Brasil e na Inglaterra. 2008. 172 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1312
Data de defesa: 11-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Robert Alvarez Fernandez.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.