???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13116
Tipo do documento: Dissertação
Título: A luta contra a apatia: estudo sobre a instituição do movimento negro anti-racista na cidade de São Paulo (1915-1931)
Autor: Cardoso, Paulino de Jesus Francisco 
Primeiro orientador: Antonacci, Maria Antonieta Martinez
Resumo: Esta pesquisa trata-se de um estudo da trajetória de uma comunidade de letrados negros e suas organizações: jornais, sociedades recreativas e entidades de promoção sócio-cultural da população negra que, entre 1915 e 1931, contribuiram para a instituição do movimento negro anti-racista na cidade de São Paulo. Movimento este que, só pode ser entendido como fruto de inúmeras experiências sociais vividas por agrupamentos negros na cidade que, travaram entre si e com outras comunidades paulistanas, um conjunto de relações sociais, instituidoras de modos alternativos de manifestação. O surgimento destas formas de expressão negra é o tema do primeiro capitulo. O segundo capitulo discute, através da anàlise de temas recorrentes no discurso dos letrados, a formação de uma estratégia de ação, voltada para a modificação dos comportamentos públicos de frequentadores e associados à agremiações recreativas e, também, para conquista de lugaees autônomos de lazer. Já o nascimento, no final dos anos 1920, da noção de movimento associativo de negros de São Paulo, fortalecimento de entidades anti-racistas e a legitimação dos letrados como inter-locutores da "coletividade negrra", perante a sociedade envolvente, são objetos de discussão no III capitulo
Palavras-chave: Negros -- Condicoes sociais
Sao Paulo -- Relacoes raciais
Dominacao branca
Preconceito de cor
Racismo
Relacoes sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Cardoso, Paulino de Jesus Francisco. A luta contra a apatia: estudo sobre a instituição do movimento negro anti-racista na cidade de São Paulo (1915-1931). 1993. 195 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13116
Data de defesa: 30-Nov-1993
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulino de Jesus Francisco Cardoso.pdf8,39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.