???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13096
Tipo do documento: Dissertação
Título: Música aos corações: um tourbillon social nas óperas de Jean-Jacques Rousseau
Autor: Calderazzo, Angela de Campos Machado Vessoni
Primeiro orientador: Rago Filho, Antonio
Resumo: Pela análise imanente dos libretos, partituras e gravações das óperas La decouverte du nouveau monde, Le devin du village, Daphnis et Chloé, Les muses galantes, Pygmalion, romanzas e motetos compostos por Jean-Jacques Rousseau, nosso trabalho tematiza a história da sociedade iluminista pela crítica do compositor ao que denominou tourbillon social. Crítica construída com a hipótese de um estado de natureza previsto para corrigir uma sociedade turbulenta e corrupta. Partimos da idéia de que a sensibilidade de Rousseau, como um artista do século XVIII, explica uma paradoxalidade de mundo e expressa uma contradição que opõe o natural ao moderno. Uma idealização que confronta natureza e sociedade corrompida. Que materializa, em música e texto, uma visão de mundo moderna, que se afastou de um estado de natureza idealizado pelo compositor. Um desenho do mundo burguês do século XVIII e da forma como a mulher agia naquela dinâmica social
Abstract: By the immanent analysis of the libretti, scores and recordings of the operas La découverte du nouveau monde, Le devin du village, Daphnis et Chloé, Les muses galantes, Pygmalion, romances and motets, composed by Jean-Jacques Roussseau, our work s theme is the history of the Enlightenment society through the composer s critic to what he named tourbillon social. Such critic was built on the hypothesis of a state of nature foreseen to correct a turbulent and corrupt society. Our starting point is the idea that Rousseau s sensitivity, as an artist of the XVIII th. Century, explains a paradoxal world and expresses a contradiction which opposes the natural to the modern . It is an idealization that confronts nature with the corrupt society; that materializes, in music and text, a modern vision of world, which moved away from a state of nature idealized by the composer. A design about the bourgeois world of the XVIII th. Century, and about the way a woman behaved in that social dynamics
Palavras-chave: Iluminismo
Ópera no século XVIII
História social
Mulheres
Música
Enlightenment
Opera during the XVIII th. Century
Social history
Gender history
Music
Rousseau, Jean-Jacques -- 1712-1778 -- Critica e interpretacao
Musica -- Aspectos sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Calderazzo, Angela de Campos Machado Vessoni. Música aos corações: um tourbillon social nas óperas de Jean-Jacques Rousseau. 2008. 292 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13096
Data de defesa: 3-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela de Campos Machado Vessoni Calderazzo.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.