???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1307
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diferenciação na venda de livros acadêmicos por meio de comércio eletrônico
Título(s) alternativo(s): Differentiation in academic book sales through e-commerce
Autor: Palladino, Cláudia Ferretto 
Primeiro orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar como é realizada a venda de livros acadêmicos por meio de Comércio Eletrônico no Brasil, partindo da observação dos atributos que devem ser considerados para a atração e retenção de clientes. Paralelamente foram observadas as práticas de diferenciação nas estratégias e programas de marketing aplicados, de forma a atender os desejos dos consumidores e facilitar o acesso destes. O ponto de partida foram estudos realizados anteriormente por outros estudiosos do assunto, que detectaram como mais importantes os atributos relacionados à funcionalidade, design, conteúdo, produtos oferecidos, confiabilidade, usabilidade, meios de pagamento e comunicação com o cliente. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a do tipo exploratória, com utilização de dados secundários em três etapas - levantamento de atributos mais importantes para a atração e retenção de clientes usados pelas livrarias on-line determinados em estudos realizados anteriormente, pesquisa de observação destes atributos em seis livrarias eletrônicas e levantamento de dados sobre o Comércio Eletrônico no Brasil. As principais conclusões se referem a pouca diferenciação das práticas adotadas entre as lojas eletrônicas avaliadas e que é possível utilizar com mais profundidade os recursos disponíveis pela tecnologia para o ganho de produtividade em vendas de livros acadêmicos por meio de Comércio Eletrônico
Abstract: The purpose of this work is to verify how sales of academic books are performed through Electronic Commerce in Brazil, investigating attributes which have to be considered to attract and retain customers. Simultaneously, it was identified practices of differentiation in strategic marketing and marketing programs applied in order to answer customer desires and to make their access easier. The starting point was previous studies made by others researchers who have detected as the most important attributes the ones related to functionality, design, content, offerings, reliability, usability, payments process and communication with the clients. It was used exploratory research as methodology, analyzing secondary data in three stages collecting the most important attributes used by on-line bookstores for customers attracting and retaining which were determined earlier, observation research of those attributes on six on-line bookstores previously selected and collecting of data on E-Commerce in Brazil. The main conclusions refer to few differentiations of the adopted practices among the evaluated web sites and that is possible to use more deeply the available technological resources to increase the gain of productivity at academic books sales through Electronic Commerce
Palavras-chave: Livro acadêmico
E-commerce
Virtual bookstore
Academic book
Comercio eletronico
Livrarias virtuais
Livreiros e livrarias
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Palladino, Cláudia Ferretto. Differentiation in academic book sales through e-commerce. 2008. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1307
Data de defesa: 28-Oct-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Ferretto Palladino.pdf3,54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.