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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ações de responsabilidade social e marketing: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Social responsibility and marketing actions: a case study
Autor: Veronez, Evandro Klengenfuss 
Primeiro orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Resumo: Uma das grandes mudanças na forma de se fazer negócios nos últimos anos é uma preocupação aumentada com os impactos que as empresas criam no ambiente em que competem. A esta preocupação, de uma forma geral, se convencionou chamar de Responsabilidade Social Empresarial. Esta dissertação tem como objetivo analisar como as ações de Responsabilidade Social se relacionam com as atividades de marketing de empresas como: Aix Sistemas, Medley, Souza Cruz e a Natura. Para isto utilizou-se a metodologia de estudo de casos múltiplos. Como resultado, pode-se notar que no ambiente de marketing interno as empresas podem ter benefícios importantes potencializados pelo comportamento socialmente responsável, tais como: alinhamento dos funcionários aos negócios, maior motivação, ferramenta para condução de estratégias de vendas, utilização de funcionários para desenvolver ações sociais e até minimização de passivos trabalhistas. Por outro lado, a conduta de responsabilidade social empresarial quando relacionada às estratégias de marketing externo, demonstrou outras relações. Desde criação de barreira estratégica, passando por sustentabilidade dos negócios e impactos importantes na comunicação, gerando mídia espontânea ou de baixo custo e estratégias de marketing utilizando filantropia estratégica. Desta forma, a conduta de responsabilidade social empresarial se mostra grande parceira do marketing. Em continuidade à linha de pesquisa onde este trabalho se insere, é possível aguardar novos estudos que relacionem o comportamento de responsabilidade social empresarial a uma nova forma de se fazer marketing, pois ao mesmo tempo em que cria oportunidades para a empresa em diversas esferas, são dados passos importantes no sentido de melhorar a sociedade como um todo
Abstract: One of the major changes in the way of doing business in recent years is an increased concern with the impacts that the companies create in the environment in which they compete. It has been agreeded to call such concern Business Social Responsibility. This dissertation aims to analyse how the actions of social responsibility is related to the marketing activities of enterprises such as: AIX Sistemas, Medley, Souza Cruz and Natura. For that, the study methodology of multiple cases was used. As a result, it may be noticed that in the environment of internal marketing, the companies may have important benefits enhanced by the socially responsible behavior, such as: alignment of the staff toward business, more motivation, tools for driving sales strategies, the use of employees to develop social actions and even minimization of labor liabilities. On the other hand, the conduct of corporate social responsibility when related to the external marketing strategies, appeared to have other relations: creation of strategic barriers, going through the sustainability of business and important impacts on communication, generating spontaneous or low cost media and marketing strategies using strategic philanthropy. Thus, the conduct of corporate social responsibility has been considered a great marketing partner. Continuing the line of research in which this work is based, it´s possible to await further studies that relate the behavior of corporate social responsibility to a new way of doing marketing because, at the same time opportunities are created for the company in various spheres, important steps are taken forward to improve the society as a whole
Palavras-chave: Marketing
Responsabilidade social empresarial
Sustentabilidade
Business social responsibility
Sustainability
Responsabilidade social das empresas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Veronez, Evandro Klengenfuss. Ações de responsabilidade social e marketing: um estudo de caso. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1301
Data de defesa: 21-Oct-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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