???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12962
Tipo do documento: Dissertação
Título: Rumo ao campo: a civilização pela escola. São Paulo, 1910/20/30
Autor: Duarte, Geni Rosa 
Primeiro orientador: Antonacci, Maria Antonieta Martinez
Resumo: Este estudo procura analisa as propostas formuladas para a educação rural, principalmente durante os anos finais da década de 10 até os anos 30. Por que a ênfase, nesses anos, no ensino rural? em primeiro lugar, porque a maior parte da população vivia no campo, sem acesso ao bem maior d acivilização, a escola, na visão dos homens cultos e dos educadores de então. Em segundo lugar, porque a escolarização foi o meio visualizado para integrar essa população ao moderno mundo do trabalho, dentro de um processo de higienização, moralização e homogeneização cultural. A escola rural, portanto, tornou-se palco de disputas travadas entre grupos com diferentes propostas de reorganização da vida social e cultural do pais e de reestruturação da vida agrícola, tendo por referênciais concepções diversas de "modernidade"
Palavras-chave: Ensino rural
Escola rural
Populacao do campo
Educacao rural
Educacao -- Historia -- Sao Paulo, SP
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Duarte, Geni Rosa. Rumo ao campo: a civilização pela escola. São Paulo, 1910/20/30. 1995. 183 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12962
Data de defesa: 21-Jan-1995
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geni Rosa Duarte.pdf4,82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.