???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1294
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo sobre a estratégia de negócios das empresas de autopeças no Brasil
Título(s) alternativo(s): Study about business strategy of Brazilian auto parts companies
Autor: Lelis, Ivan Farah 
Primeiro orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Resumo: A Indústria de Autopeças tem uma grande importância dentro da economia nacional, faturando e investindo anualmente respectivamente US$ 29,8 bilhões e US$ 1,3 bilhões e gerando 200 mil empregos. Apesar dessa grande relevância, o setor vem apresentando resultados financeiros negativos. Algumas variáveis detalhadas a seguir podem colaborar com esses resultados financeiros negativos: estratégia de negócios não eficaz no mercado, alto custo de produção, excesso de mão de obra, custo da não qualidade do produto, necessidade de reposição de produto no mercado, entre outras. A primeira variável é o foco dessa pesquisa: estratégia de negócios no mercado de autopeças. O presente estudo busca identificar e entender as estratégias de negócios adotadas pelas empresas de autopeças e verificar sua respectiva eficácia, comprovando a relação direta entre a adoção da estratégia de negócios e o resultado financeiro. As estratégias de negócios adotadas pelas empresas de autopeças são comparadas com as teorias sobre estratégias de negócio das empresas, sendo avaliadas as respectivas semelhanças e diferenças. O trabalho é estruturado no referencial teórico que trata do tema, nas entrevistas e nos questionários realizados em indústrias de autopeças. Por fim, é proposto um modelo de estratégia de negócio eficaz para o mercado de autopeças no Brasil
Abstract: Auto parts Industry has an important participation in the Brazilian economy, with a turnover of US$ 29,8 billion/year, investing US$ 1,3 billlion/year and keeping 200.000 jobs. Despite the importance, the sector has been presenting negative profits. Some issues can collaborate with this bad result: incorrect business strategy, high cost of production, expending labor, cost of non quality, products replacement due to failure, etc. This paper will have focus on the first issue: business strategy in auto parts sector. This paper will identify and understand the business strategies used by auto parts companies and verify the respective effectiveness, concluding about the direct relationship between business strategy and financial results. The auto parts business strategies are evaluated according the theories of business strategies. This study involves a theoretical reference about auto parts, strategy, business strategy and finance. This theoretical reference is tested by interviews and searches into auto parts companies. At the end, a business strategy model is proposed to auto parts companies in Brazil
Palavras-chave: Autopeças
Estratégia de negócios
Mercado de reposição
Resultado financeiro
Auto parts
Business strategies
Automobile companies
After market
Financial results
Industria automobilistica -- Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Lelis, Ivan Farah. Study about business strategy of Brazilian auto parts companies. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1294
Data de defesa: 7-Oct-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ivan Farah Lelis.pdf503,35 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.