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dc.creatorMarangoni, Adriano J.-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756371J5por
dc.contributor.advisor1Tota, Antonio Pedro-
dc.date.accessioned2016-04-27T19:31:20Z-
dc.date.available2007-09-04-
dc.date.issued2006-06-06-
dc.identifier.citationMarangoni, Adriano J.. História em quadrinhos: o herói entre a tradição e o desajuste como síntese da cultura norte-americana. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12936-
dc.description.resumoComo narrativa épica, as histórias em quadrinhos de super-heróis nos Estados Unidos expressam uma matriz de valores adornada por diversos traços retóricos e ideológicos que agem no sentido de uma unidade nacional. Os quadrinhos são frutos de uma dupla tradição. Tal duplicidade corresponde às tradições estéticas, políticas e doutrinais que compuseram a fundação dos Estados Unidos no século XVII. Através de uma observação de alguns eventos históricos da Segunda Guerra Mundial até a consolidação do conservadorismo político durante a década de 1980, percebe-se uma franca correspondência com as atitudes heróicas dos personagens dos quadrinhos. Através da documentação contida nos enredos de suas revistas, é possível perceber que o ato heróico, nos Estados Unidos, não se realiza exclusivamente de acordo à lei. Ao contrário, guarda uma contradição implícita, institucionalmente garantida e subjetivamente instalada. Lei e transgressão têm suas definições trocadas. Como valor ideal e positivo, o ato heróico exige um desafio à legitimidade institucional quando ela se mostra em crise. Nessas revistas as instituições legais são vistas como impotentes e corrompidas. A transgressão caracterizada em Batman remete à própria tradição americana, especialmente se colocado à luz do movimento de independência iniciado em 1776. Também na década 1980 algumas revistas iam mostrar que os ideais e virtudes heróicas são na verdade fruto de uma disfunção doentia. Em Watchmen, série de revistas de 1986-7, dá-se conta que menos que uma real probidade, o heroísmo é uma aberrante arbitrariedade a serviço de um projeto social decadente. Mais do que apontar os antagonismos implícitos nas estruturas de valoração norte-americanas, os quadrinhos e seus heróis denunciam a arquitetura de sua cultura e explicam parte de sua históriapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T19:31:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianoMarangoni.pdf: 10393257 bytes, checksum: 3fa09473fb7713a21d69005f5936d0f7 (MD5) Previous issue date: 2006-06-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25660/AdrianoMarangoni.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectQuadrinhospor
dc.subjectHistorias em quadrinhos -- Estados Unidos -- Historia e criticapor
dc.subjectHeroispor
dc.subjectEstados Unidos -- Historia -- Historia em quadrinhospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleHistória em quadrinhos: o herói entre a tradição e o desajuste como síntese da cultura norte-americanapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História

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