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Tipo do documento: Dissertação
Título: A percepção dos papéis do coordenador de curso e as expectativas da IES privada sobre esses papéis
Autor: Tittanegro, Pedro Angelo 
Primeiro orientador: Cardoso, Onésimo de Oliveira
Resumo: Este estudo nasce da necessidade de re-pensar e organizar o trabalho, para atingir os objetivos pessoais e institucionais, enquanto coordenador de cursos de graduação. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a discussão sobre os papéis do coordenador de curso nas IES Instituições de Ensino Superior privadas. Especificamente, estudar como se caracterizam esses papéis à luz das demandas do mercado sobre o sistema educacional. Procurou-se apresentar: 1)os conceitos sobre o ensino superior brasileiro o panorama atual e os cenários e tendências 2)as dimensões que interagem na definição desses papéis tais como: a cultura organizacional, o planejamento, o processo decisório, liderança, as estratégias, a comunicação, além da missão, visão e crenças institucionais 3)os papéis do coordenador de curso, segundo dois gestores institucionais: Davi F. Barros e Edson Franco, correlacionando-os com os papéis gerenciais propostos por dois conceituados pesquisadores em gestão; Henry Mintzberg e Robert Quinn. Pretende-se com este texto tecer algumas considerações sobre os papéis do coordenador de curso e a prática dos mesmos, sem a pretensão de oferecer uma análise abrangente e exclusiva sobre tal, nem mesmo definir e desenhar modelos. Este trabalho foi elaborado através de pesquisa da literatura, documentos oficiais do MEC, do INEP e de uma IES privada, além da legislação e de artigos de autores diversos, tanto na área de gestão universitária quanto de Educação. Traz ainda a visão do autor sobre o assunto, como professor e coordenador de cursos superiores, ao desempenhar tais papéis em IES privadas. Conclui-se, após a análise dos textos e situações, que o coordenador de curso vem assumindo papéis cada vez mais complexos e que demandam um conhecimento mais aprofundado sobre suas implicações no desempenho deste profissional e nas definições de metas e objetivos institucionais
Abstract: This study arises from the need to re-think and organize the work to achieve the goals personal and institutional, as coordinator of graduate courses. The objective of this work was to contribute to the discussion on the roles of the coordinator in the course of private IES - Institutions of Higher Education. Specifically, we examine how these roles are characterized in the light of the demands of the market on the educational system. It was present: 1) the concepts on Brazilian higher education - the actual situation and the scenarios and trends - 2) the dimensions that interact in the definition of roles - such as the organizational culture, planning, decision-making, leadership , strategies, communication, in addition to the mission, institutional vision and beliefs - 3) the roles of the coordinator of course, according to two institutional managers: David F. Barros and Edson Franco, correlating them with managerial roles proposed by two authoritative researchers in management; Henry Mintzberg, Robert Quinn. Intend with this text make a few observations about the roles of the coordinator of course and practice the same, without the pretense of offering a comprehensive analysis and exclusive about this, not even define and design models. This paper was prepared by searching the literature, official documents of the MEC, the INEP and a private IES, in addition to the legislation and articles from various authors, both in the area of university management as of Education. Brings still the vision of the author on the subject, as a teacher and coordinator of higher education courses, to play such roles in IES private. It is, after analysis of texts and situations, the coordinator of course is assuming roles increasingly complex and that require a deeper implications on the performance of this work and in the definitions of institutional goals and objectives
Palavras-chave: Coordenador de cursos de graduação
Gestor
Coordinator of graduate courses
Manager
Ensino superior -- Brasil
Universidades e faculdades particulares -- Brasil -- Administracao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Tittanegro, Pedro Angelo. A percepção dos papéis do coordenador de curso e as expectativas da IES privada sobre esses papéis. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1282
Data de defesa: 27-May-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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