Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12747
Tipo: | Dissertação |
Título: | A poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane |
Título(s) alternativo(s): | The poetic and the politic from Glauber Rocha and Sembene Ousmane |
Autor(es): | Souza, Victor Martins de |
Primeiro Orientador: | Antonacci, Maria Antonieta Martinez |
Resumo: | Discutimos os projetos cinematográficos e políticos de Glauber Rocha e Sembene Ousmane à luz do diálogo em imagens. Assim, centramos nossa análise em dois filmes: Der Leone have sept cabeças (1969-70), de Glauber, e Ceddo (1976), de Sembene. À maneira dos historiadores, estes cineastas recorreram ao passado para problematizar o presente. Em Ceddo, Sembene reinventou tradições para questionar a história do seu tempo, mostrando aspectos mais sofisticados do colonialismo da África do Oeste. Em Der Leone have sept cabeças, há a convivência de tempos históricos distintos, nos quais o presente é posto em suspenso, portanto passível de questionamento. Neste processo, as tradições orais possuem papel preponderante, pois é a partir delas que é criticado o olhar enviesado do europeu em relação ao Terceiro Mundo . Assim, as afinidades aqui elencadas entre os cinemas de Glauber e Sembene permitem delinear novos olhares à filmografia de ambos, a partir de um diálogo diaspórico, tricontinental e político-cultural |
Abstract: | We discuss the relation between Glauber Rocha and Sembene Ousmane s cinematographics and political projects considering images dialogues. The focus of our analysis is on the movies Der Leone have sept cabeças (1969-70), by Glauber, and Ceddo (1976), by Sembene. Using the technique of historians, these filmmakers problematized the present from the re-intepretation of the past. In Ceddo, Sembene reinvented traditions with the intention of questioning the history of his time, and denounced West African colonialism to be more sophisticated than previously imagined. In Der Leone have sept cabeças there exists different historical periods to question the present. In this process, the oral traditions have a preponderant role because they are used to critize the deformed European view concerning the Third World. Therefore, the relationship between the cinema of Glauber and Sembene enables us to gain a new perspective of their work, through the diasporic, tri-continental, and politically-cultural dialogue |
Palavras-chave: | Cinema História África Diáspora Tradição oral Cinema History Africa Diaspora Oral tradition |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | História |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em História |
Citação: | Souza, Victor Martins de. A poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane. 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12747 |
Data do documento: | 18-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Victor Martins de Souza.pdf | 13,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.