REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Thiago Hausner de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456716H6por
dc.contributor.advisor1Matos, Maria Izilda Santos de-
dc.date.accessioned2016-04-27T19:30:27Z-
dc.date.available2011-11-28-
dc.date.issued2011-10-25-
dc.identifier.citationMacedo, Thiago Hausner de. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980). 2011. 196 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12708-
dc.description.resumoO trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se buscará compreender a inserção do trio na MPB e no cenário social brasileiro, chegando assim aos processos de lutas, tensões, com suas permanências e circularidades. Aproximando da música de protesto e dos Festivais da Canção, Sá, Rodrix e Guarabyra contemplavam não só o interior do Brasil utópico alardeado pelo governo militar, mas um campo sob transformações, que denunciava o estilo de vida da sociedade brasileira das décadas de 1960 e 1970. Diferiu-se assim da música sertaneja ou caipira (que trazia um olhar do interior pelos próprios cantores sertanejos) no trio o olhar se inverteu, veio da cidade para o campo, trazendo assim uma nova abordagem dentro da MPB, percebendo o interior brasileiro pela ótica do viajante. Esse olhar é acompanhado por apropriações de outras culturas, situado no entrelugar, no qual estava localizado o rock rural, levando-o a ser estudado dentro da ótica do hibridismo cultural, pois por meio dele é possível avalizar o contexto histórico em que estavam inseridos os músicos e suas composiçõespor
dc.description.abstractThe musical trio Sa, Rodrix and Guarabyra, and the musical style created by them, so-called country-rock, will be studied in this dissertation. The group, formed in the 1970s, had an artistic career permeated by songs that realized the social and political scenarios' changes in Brazil. Through analysis of his songs and interviews the insertion of the trio in the Brazilian MPB and in the social scene will be understood, thus coming to the processes of struggles, tensions and their stand and roundness. Approaching to the protest music and song festivals, Sa, Rodrix Guarabyra have contemplated not only the interior of an utopic brazil, touted by the military government, but a field in changes, which denounced the lifestyle of the Brazilian society of the 1960s and 1970s . Thus differing from the música sertaneja our caipira (typical rural music of the central-southern region of Brazil) - (which featured an interior look by the country music singers) - in the trio the look was reversed - came from the city to the field, thus bringing a new approach within the MPB, realizing the brazilian's interior in a perspective of the traveler. This look is accompanied by appropriation of other cultures within the between-places which was located the rural rock, causing it to be studied within the perspective of cultural hybridity, because through it is possible to evaluate the historical context to which the musicians and their compositions were insertedeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24013/Thiago%20Hausner%20de%20Macedo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória culturalpor
dc.subjectHistória e músicapor
dc.subjectMúsica Popular Brasileira (MPB)por
dc.subjectCampo e cidadepor
dc.subjectCultural historyeng
dc.subjectHistory and musiceng
dc.subjectBrazilian Popular Music (MPB)eng
dc.subjectField and cityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleSá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Hausner de Macedo.pdf6,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.