???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1267
Tipo do documento: Dissertação
Título: Marketing infantil: o papel dos meios de comunicação de massas na formação de uma visão de mundo da criança, no Brasil
Autor: Fraga, Tomas Edson Botelho
Primeiro orientador: Camacho, Joel da Silva
Resumo: Buscar as prováveis influências dos meios de Comunicação de Massas sobre a mente dos telespectadores infantis de países subdesenvolvidos, em específico, o Brasil. A partir de alguns pontos de vista, iniciamos o trabalho, primeiramente a pesquisa bibliográfica que pudesse sustentar aquelas suposições. Posteriormente para a comprovação empírica do fenômeno, através de um trabalho de campo, junto crianças telespectodoras. Nossas conclusões são: - Os meios de comunicação, em especial a Televisão, evidenciam conhecer antecipadamente a provável reação do público, frente a uma certa mensagem; Eles sabem também que a percepção das crianças pode variar, e uma das prováveis variáveis é o seu meio econômico; - Os meios de comunicação "vendem" uma imagem de força e poder, produzindo medo, admiração, e respeito, principalmente no público infantil; - Os meios de comunicação se utilizam da indústria cultural, para facilitar o processo persuasivo; - são veículos de alto grau de penetração e envolvimento, massificando mensagens e percepções. O objetivo central do estudo foi tentar mostrar algumas contradições do capitalismo, e o papel alienante dos meios de comunicação, em especial a Televinão, no terceiro mundo, e em especial o Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Fraga, Tomas Edson Botelho. Marketing infantil: o papel dos meios de comunicação de massas na formação de uma visão de mundo da criança, no Brasil. 1989. 194 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1267
Data de defesa: 30-Nov-1989
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tomas Edson Botelho Fraga.pdf25,13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.