REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
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dc.creatorLacerda, Victor Homburger-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4460436H0por
dc.contributor.advisor1Rago Filho, Antonio-
dc.date.accessioned2016-04-27T19:30:17Z-
dc.date.available2011-06-17-
dc.date.issued2011-05-13-
dc.identifier.citationLacerda, Victor Homburger. A insistência na nacionalidade: o nacionalismo através das obras musicais de Alberto Nepomuceno e Francisco Mignone. 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12668-
dc.description.resumoO trabalho aqui apresentado observa o nacionalismo pelas produções musicais de Alberto Nepomuceno e Francisco Mignone. A análise da lógica interna das fontes exige uma pesquisa que apreenda o momento social, assim como o movimento dessas relações, e torna possível compreender a utilização do nacionalismo na música; a relação entre a música e a sociedade aparece, então, objetivamente. Partir das obras musicais obriga-nos a contextualizá-las; para tanto, a história do Brasil do século XIX e XX é brevemente resgatada a fim de determinar os limites, pressupostos e condições, materiais e espirituais, nos quais a música era realizada. A estreita relação que o país tivera com as nações dominantes, assim como a observação da tradição da música erudita brasileira nos levaram a inserir as músicas nacionalistas dos dois compositores em um movimentado cenário mundial. A música nacionalista revela-se, então, históricapor
dc.description.abstractThe herein paper looks at nationalism through the musical works of Alberto Nepomuceno and Francisco Mignone. The internal logical analysis of the sources requires a research that captures not only the social environment at that moment but also the development of these relations, making it possible to understand the use of nationalism in music; the relation between music and society shows itself, then, objectively. Setting out from musical works urges us to contextualize them; for that, the History of Brazil in the 19th and 20th centuries is slightly rescued in order to determine the limitations and presumed conditions, both material and spiritual in which the songs were created. The tight relation of the country with the dominant nations at that time, as well as the observation of the Brazilian Erudite Music tradition led us to include the nationalist music of these two composers in a very lively world scenario. The Nationalist Music reveals itself then, as a historical oneeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23632/Victor%20Homburger%20Lacerda.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da músicapor
dc.subjectMaterialismopor
dc.subjectNacionalismopor
dc.subjectAlberto Nepomucenopor
dc.subjectFrancisco Mignonepor
dc.subjectHistory of musiceng
dc.subjectMaterialismeng
dc.subjectNationalismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA insistência na nacionalidade: o nacionalismo através das obras musicais de Alberto Nepomuceno e Francisco Mignonepor
dc.title.alternativeThe perseverance with nationality: nationalism seen through Alberto Nepomuceno and Francisco Mignone musical workseng
dc.typeDissertaçãopor
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