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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1266
Tipo do documento: Dissertação
Título: Organização de aprendizagem e educação corporativa
Autor: Munno, José Carlos de
Primeiro orientador: Hoyos Guevara, Arnoldo José de
Resumo: A complexidade e o dinamismo dos negócios, em um mundo cada vez mais globalizado, levam as empresas e as organizações de maneira geral a buscarem na superação das deficiências do sistema educacional quase sempre divorciado ou distante da realidade, novas formas de administração que considerem a adaptação ao ambiente externo e a utilização das potencialidades internas,muitas vezes desconhecidas e mal aproveitadas. Nesse contexto, aparece o conceito de "Learning Organization" - Organização de Aprendizagem, como um novo modelo que abrange aspectos individuais, toma proporções organizacionais e chega às raias do tecido social. O conceito de Organização de Aprendizagem é transformador e também sintetizador do muito que se prega em termos de mudanças de organização e gestão, mas ainda pouco aplicado no Brasil. A "Learning Organization" é um sistema que vê o negócio da empresa como um processo integrado e que valoriza o indivíduo, segundo sua capacidade de aprender. Por outro lado, as corporações estão acordando para uma nova realidade na qual aprender a gerenciar o conhecimento está se tornando uma atividade vital para o sucesso. Está surgindo um novo modelo de educação orientado para o mercado no século XXI. Trata-se da Universidade Corporativa, um dos recursos disponíveis mais abrangentes, que representa um complemento estratégico do processo ensino-aprendizado, ampliando os programas de treinamento e desenvolvimento das empresas, para não só atingir os seus colaboradores, mas também os principais integrantes de sua cadeia de valor: fornecedores, clientes, representantes, incluindo a celebração de convênios com as universidades tradicionais. A pesquisa bibliográfica e o estudo de casos, que orientaram esta dissertação, bem como as entrevistas realizadas com profissionais que exercem ao mesmo tempo o magistério superior e a consultoria a empresas e outras instituições, públicas e particulares, confirmam a distância que existe entre o conhecimento e o uso do conhecimento em matéria de administração. Tanto a Organização de Aprendizagem como a Educação Corporativa estão contribuindo, como aqui se demonstra, para a diminuição dessa distância e para a integração Universidade-Governo-Empresa
Abstract: The complexity and dynamism of business in today's globalizing world have been moving companies and organizations towards new ways of management that consider as key elements two factors that have not been taken into account historically by several studies about this subject:the external environment and the use of human potential. In this context comes the idea of Learning Organization as a new model that encompasses with individual and organizational elements and reaches the edge of the social life. The concept of "Learning Organization" is transforming the way companies organizes themselves and synthetizes management principles already incorporated by the recent studies of organizational and change management theories. As a system that considers business as an integrated process that focuses on individuals and their ability to learn, the concept of Learning Organization is still envolving and attracting new adopters as the movement moves forward. On the other hand, as long corporations begin to recognize the new reality in which managing knowledge is becoming a critical success factor, a complementary model of education directed to the XXI century market is coming up. It is the so called Corporate University, one of the most comprehensive approach that represents a strategic complement of the traditional learning/teaching process, amplifies corporate training programs aiming at reaching not only their employees but also other people involved in the value chain: suppliers, c1ients,representatives, including partnerships with traditional universities. The literature, survey, case studies and the interviews conducted with experienced professionals who were familiar with the theoretical rigour of the academia and the practical reality of business have confirmed the huge gap that still exists between the knowledge produced at the university and the use of knowledge demanded by the market. Both Learning Organization and Corporate Education can significantly contribute to close that gap and promote the so important integration of three critical instituitions of the modern society today: university, government and business
Palavras-chave: Educacao corporativa
Eficiencia organizacional
Universidade corporativa
Aprendizagem organizacional
Mudancas nas organizacoes
Administracao de Empresas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Munno, José Carlos de. Organização de aprendizagem e educação corporativa. 2000. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1266
Data de defesa: 30-Dec-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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