???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12613
Tipo do documento: Tese
Título: A cidade e a festa: Brecheret e o IV Centenário de São Paulo
Autor: Moura, Irene Barbosa de 
Primeiro orientador: Avelino, Yvone Dias
Resumo: Esse estudo analisa a maneira como a obra do escultor Victor Brecheret contribuiu para as transformações nos referenciais que nortearam o ambiente sócio cultural de São Paulo nas décadas de 1920 e 1950. Tais balizas são importantes por terem marcado o desenvolvimento do Modernismo Paulista bem como as festividades do IV Centenário da capital. No contexto de 1920 a 1950, recuperei a trajetória pessoal e profissional de Victor Brecheret desde sua inserção no Movimento Modernista até a inauguração do Monumento às Bandeiras, uma de suas esculturas mais importantes tanto pelo valor estético como para a história de São Paulo. A personagem do bandeirante é essencial para o entendimento das construções da memória e da identidade paulista, tão exploradas pela historiografia brasileira e isso valorizou o Monumento às Bandeiras na época do IV Centenário de São Paulo. Atualmente, a escultura assumiu outros papéis na cidade, mas sem perder a importância e o significado da memória bandeirante. Dessa forma, a pesquisa que está embasada na relação entre história e arte, sublinhou, além do perfil e da trajetória de um personagem significativo nos dois momentos, as mudanças na concepção de identidade paulista, no cenário político regional e nacional e analisou a expansão da cidade de São Paulo, no período estudado
Abstract: This study analises the means by which the work of the sculptor Victor Brecheret has contributed to transformations in referencials and symbols that guided the socio-cultural environment of São Paulo in the 1920´s and 1950´s These boundaries are important because they have pointed to the development of Modernism in São Paulo, as well as the festivities of the IV Centenary of the Capital. In the context from 1920 until 1950, there has been an attempt to recover the personal and professional trajectory of Victor Brecheret since his insertion in the Modernist Movement until the inauguration of the Monument to Flags, one of his most important sculptures considering its aesthetic value and its importance for the history of São Paulo . The character of bandeirante is essential to comprehend the construction of paulista´s memory and identity, so densely exploited by Brazilian historiography, which added a lot of value to Brazilian historiography at the time of the IV Centenary of São Paulo. Currently, the sculpture took other roles in the city, but without losing the importance and significance of bandeirante´s memory. This way, the search that is based on the connection between history and art, underlined, besides the profile and trajectory of a significant character in two moments, the transformations in the conception of paulista identity , in regional and national political context and it analysed the expansion of the city of São Paulo, in the period that has been focused in this study
Palavras-chave: Arte Moderna
Victor Brecheret
Bandeirantes
Memória
Identidade
Modern Art
Memory
Identity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Moura, Irene Barbosa de. A cidade e a festa: Brecheret e o IV Centenário de São Paulo. 2010. 176 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12613
Data de defesa: 18-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Irene Barbosa de Moura.pdf4,34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.