???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12610
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações intergeracionais: palavras que estimulam
Autor: Santos, Divina de Fátima dos 
Primeiro orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: A dissertação constitui-se num estudo sobre o conteúdo de cartas, utilizadas como forma de comunicação entre idosos e crianças, visando verificar a forma de interação vivenciada entre eles e a identificar os significados desta troca. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas com idosos e nos dados coletados das cartas escritas por estudantes do curso da EJA (Educação de Jovens e Adultos) com idades variando entre 18 e 72 anos em fase de alfabetização e pelas crianças do ensino regular com idades entre 8 e 10 anos que frequentam uma das unidades da rede SESI-SP - Serviço Social da Indústria de São Paulo. A troca de cartas entre os estudantes ocorreu no período de 2008 e 2009. Os assuntos abordados nas cartas deram abertura para inúmeras discussões, e para facilitar a compreensão, neste estudo elas apresentam-se na forma de temas como: religiosidade, sonhos, as palavras certas, o mundo do trabalho e a aposentadoria, a alteridade, a comunicação pictográfica e por símbolos e a troca de olhares, todos igualmente envolventes, pois provocaram reflexões tanto por parte das crianças quanto por parte dos idosos. A análise dos dados, além de permitir a caracterização dos sujeitos envolvidos, aponta que a troca de cartas promove a interação dos estudantes e favorece o processo de mudança de atitudes e de construção de valores éticos importantes na vida escolar, familiar e social tanto dos idosos quanto das crianças participantes. As alterações ocorridas por meio dessas vivências podem propiciar ou facilitar um convívio mais saudável entre diferentes gerações no âmbito da escola e nos mais diferentes espaços sociais da vida cotidiana. Estas constatações indicam a importância de estudos interdisciplinares com foco na questão da intergeracionalidade
Abstract: The dissertation is a study about the content of letters used as a means of communication between the elderly and children, analyzing the type of interaction experienced between them and identifying the meanings of this exchange. This is a qualitative study based on interviews with elderly and on data collected from letters written by students of adult education (Education for Youths and Adults) with ages ranging from 18 to 72 years in literacy process and the regular education children aged between 8 and 10 years who attended one of the units of the network SESI-SP - Social Service Industry of São Paulo. The exchange of letters between these students occurred during the years 2008 and 2009. The matters covered in the letters started several discussions, and to facilitate understanding, in this study they are presented in the form of topics such as religion, dreams, the right words, the world of work and retirement, the otherness, the pictographic communication, the communication by symbols and the exchange of glances, all equally compelling, because they caused reflections by both the children and the elderly. The analysis of the data makes it possible to determine the characteristics of the subjects involved and indicates that the exchange of letters promotes interaction among students, as well as the process of changing attitudes and building ethical values that are very important in school, family and social life of both the elderly and the participating children. The changes through these experiences can provide or facilitate a healthier coexistence between different generations within the school and the various social spaces of everyday life. These findings indicate the importance of interdisciplinary studies with focus on the question of the relationship between generations
Palavras-chave: Relações intergeracionais
Cartas e comunicação
Infância e velhice
Intergenerational relations
Letters and communication
Co-education between generations
Childhood and old age
Relacoes entre geracoes
Criancas e os idosos
Coeducacao
Comunicacao escrita
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Gerontologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia
Citação: Santos, Divina de Fátima dos. Relações intergeracionais: palavras que estimulam. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12610
Data de defesa: 21-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIVINA DE FATIMA DOS SANTOS.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.