???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12595
Tipo do documento: Dissertação
Título: O jovem frente à velhice e ao envelhecimento: estudo realizado com alunos de 15 a 18 anos de escola pública na região do Itaim Paulista, São Paulo
Autor: Oliveira, Sheila Aparecida Pereira de 
Primeiro orientador: Lopes, Ruth Gelehrter da Costa
Resumo: Este estudo investigou a visão dos adolescentes entre 15 e 18 anos de idade, sobre a velhice e o processo de envelhecimento. Estes jovens são estudantes, do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública na região do Itaim Paulista, zona leste da cidade de São Paulo. A pesquisa de abordagem qualitativa se iniciou com o levantamento bibliográfico sobre a velhice, o processo de envelhecimento e a importância da educação na formação dos jovens. O estudo foi realizado na escola, em uma aula com duração de uma hora e vinte minutos com vinte e sete alunos, sendo doze meninos e quinze meninas. Buscou-se conhecer a visão destes jovens através de uma dinâmica de grupo, na qual falaram sobre suas percepções a cerca do tema proposto, a velhice. Após a realização da dinâmica de grupo, as palavras e comentários feitos pelos adolescentes foram organizados em temas centrais e separados em categorias como: família, doenças, relações intergeracionais, longevidade e expectativa de vida, aparência física e direito. A análise de dados dos sujeitos pautou-se nas categorias e interpretações subjetivas a luz da teoria. Os resultados fizeram surgir conhecimentos e questionamentos que corroboram para a compreensão do adolescente a cerca do processo de envelhecimento e da velhice, assim como a lacuna na formação dos adolescentes deixada pela educação
Abstract: This study investigated the vision of the teenagers between 15 e 18 years old, about the old age and aging process. These young people are students, of the third year of the medium teaching, of a public school in Itaim s Region from São Paulo, city zone east of São Paulo. The qualitative approach research was initiated with the bibliographical rising about of the old age, the aging process and the importance education in the young people formation. The study was accomplished at school, in a class with duration of an hour an twenty minutes with twenty seven students, twelve boys and fifteen girls. It sought to know the vision of these young through a dynamic of group, the words and comments done by the teenagers were organized in central themes and separated in categories as: family; diseases, intergeracionais relations; longevity life and expectation; physical appearance and right. The data analysis subjects it rulered in the categories and subjective interpretations the theory light. The results did arise knowledge and questions that corroborate for teenager comprehension the about of the aging process and of the old age, as well as the gap left by the education relatively to the theme in the youth s formation
Palavras-chave: Adolescência
Adolescence
Old age
Aging
Jovens
Envelhecimento
Velhice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Gerontologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia
Citação: Oliveira, Sheila Aparecida Pereira de. O jovem frente à velhice e ao envelhecimento: estudo realizado com alunos de 15 a 18 anos de escola pública na região do Itaim Paulista, São Paulo. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12595
Data de defesa: 27-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sheila Aparecida Pereira de Oliveira.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.