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Tipo do documento: Dissertação
Título: Significado das oficinas de ocupação para idosos com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Meaning of the occupation workshop with intellectual deficiency elderly
Autor: Rodrigo, Rosemeire Cristina Buava 
Primeiro orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: Nesta pesquisa de origem qualitativa investigou-se o significado das oficinas de ocupação para idoso com deficiência intelectual, tendo como base teórica conceitos básicos da gerontologia como envelhecimento e velhice e da área da educação especial. Foram convidados a participar das entrevistas oito idosos com deficiência intelectual e de idade de sessenta anos ou mais e o profissional responsável pelas oficinas de ocupação realizadas na Comunidade de Amparo Social Asilar situada no município de São Bernardo do Campo. O critério para seleção foi o tempo de permanência, de no mínimo, um ano de freqüência nas oficinas. Foram utilizadas, também, informações evolutivas das atividades realizadas pelos sujeitos, dados sobre conduta e relacionamento interpessoal registradas em cadernos específicos. O estudo realizado revelou que as relações sociais e afetivas foram marcadas pelos discursos que apontam o desejo na continuidade de novos aprendizados e a importância das atividades realizadas nas oficinas na vida dos idosos. O sentimento de amizade e preocupação com o outro traduz a consciência humana na pluralidade contemporânea
Abstract: On this qualitative origin research, was investigated the meaning of the occupation workshop with intellectual deficiency elderly, having as theoretician base some gerontology basic concepts, as aging, oldness and special education area. To participate on the interviews were invited eight intellectual deficiency elderly aged sixty or more, and the responsible professional of the workshop performed on Comunidade de Amparo Social Asilar, in São Bernardo do Campo. The selection rule was the permanence time, of at least one year of frequency in the workshop. Developed information of the activities performed by the people, elements about the procedure and interpersonal relationship registered in specific notebooks were also used. The performed review revealed that emotional social relationship was marked by the speech pointing the wish on continuity of new knowledge and the importance of the performed activities on workshop and on elderly life. The feeling of friendship and concern with the other, express the human conscience on contemporary plurality
Palavras-chave: Gerontologia
Velhice
Deficiência intelectual
Gerontology
Old age
Intellectual deficiency
Envelhecimento
Idosos deficientes mentais -- Cuidado e tratamento
Comunidade de Amparo Social Asilar (Sao Bernardo do Campo, SP)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Gerontologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia
Citação: Rodrigo, Rosemeire Cristina Buava. Meaning of the occupation workshop with intellectual deficiency elderly. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12575
Data de defesa: 19-May-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia

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