REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Paulo Pizii de-
dc.contributor.advisor1Mañas, Antonio Vico-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:45:00Z-
dc.date.available2007-12-06-
dc.date.issued2007-10-24-
dc.identifier.citationOliveira, Paulo Pizii de. Terceirização: um estudo sobre os resultados da aplicação desta estratégia nas instituições financeiras do Brasil. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1247-
dc.description.resumoA terceirização, ou o processo de transferência de atividades por parte das organizações para terceiros, é uma prática utilizada há muito tempo, e que vem tornando-se cada vez mais comum. A terceirização também ocorre especificamente em relação às atividades da área de Tecnologia da Informação, desde o início da utilização dos computadores nas organizações, até os dias atuais. Diversos são os motivos que levam as organizações a terceirizar, parcial ou totalmente, suas diferentes atividades e serviços, sendo muitos deles associados à redução de custos, melhoria de qualidade e foco nas atividades essenciais da organização. Algumas teorias econômicas embasam as decisões de terceirização por parte das organizações, particularmente, a economia dos custos de transação. Esta Dissertação se propõe a avaliar, com base na literatura existente sobre o assunto, quais são os fatores que influenciam na escolha da estratégia da decisão de terceirização ou outsourcing. As hipóteses levantadas pela bibliografia e pelo autor são confrontadas com a pesquisa realizada em uma amostra composta por 60 instituições financeiras de pequeno e médio porte do Brasil. Sobre os dados provenientes da amostra, foram aplicadas tabulações e classificações que permitem concluir a satisfação dessas organizações, em relação aos processos terceirizados. A escolha da terceirização como modelo de administração está ligada, basicamente, aos objetivos da empresa com relação ao seu crescimento, à cultura empresarial e, finalmente, às capacidades e habilidades de seus gestores para inovar e correr riscos. Além disso, são apresentados resultados e conclusões adicionais a respeito dos responsáveis pelo processo de terceirização, pelo orçamento de terceirização, pela quantidade e diversidade de serviços terceirizados e, ainda, sobre a satisfação com os resultados obtidos com a terceirização e os fatores que motivam ou inibem esse processopt_BR
dc.description.abstractOutsourcing, or process of transferring activities to third parties, is a practice that has been used for a long time and it is becoming more often a common practice. This is also true in the Information Technology area, ever since computers have been introduced into organizations. There are many reasons that lead the organizations to the partial or total outsourcing of their activities and services, where many of them are associated to cutting costs, quality improvement and focus on the organization s core activities. Some economic theories support the outsourcing decisions on the part of the organizations, especially transaction costs economics. This Dissertation is intended to evaluate based on the existing literature on the subject, what are the factors that influence in the choice of the strategy of the outsourcing decision. The hypotheses arose by the bibliography and the author, are collated with the research carried out in a sample composed by 60 financial institutions of small and medium size in Brazil. On the data from the sample, classification and tabulation had been applied, which allow to conclude the satisfaction of these organizations concerning the outsourcing processes. The choice of outsourcing as an administration model will depend basically on the company s objectives regarding its growth, on the enterprise culture and finally, on the capacities and the abilities of its managers to innovate and to run risks. Moreover, results and additional conclusions about the responsible ones for the outsourcing process, for the outsourcing budget, for the amount and variety of outsourced services and, still, about the satisfaction with the results obtained through outsourcing and the factors that motivate or inhibit this process, are presenteden_US
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2540/Paulo%20Pizii%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectEconomia dos custos e processospor
dc.subjectOutsourcingeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subjectCosts economics and processeng
dc.subjectBancos -- Subcontratacaopor
dc.subjectInstituicoes financeiras -- Subcontratacaopor
dc.subjectTerceirizacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleTerceirização: um estudo sobre os resultados da aplicação desta estratégia nas instituições financeiras do Brasilpor
dc.title.alternativeOutsourcing: a study on results from the application of this strategy in financial institutions of Brazileng
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Pizii de Oliveira.pdf
  Restricted Access
957,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.