???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1242
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de cooperação e colaboração em micro e pequenas empresas
Autor: Pereira, Débora Oliveira 
Primeiro orientador: Cardoso, Onésimo de Oliveira
Resumo: A crescente importância atribuída aos negócios de pequeno porte como promotores do desenvolvimento econômico do país, decorrente do elevado número de postos de trabalho oferecidos pelas empresas desse segmento, leva ao surgimento de diversas iniciativas voltadas à ampliação da competitividade dos pequenos empreendimentos, de modo a fomentar novos investimentos e reduzir as elevadas taxas de mortalidade verificadas no setor. No entanto, enquanto as políticas governamentais tendem a tratar as micro e pequenas empresas como diversas unidades produtivas dispersas, uma série de estudos demonstra que seu desempenho tende a ser superior no momento em que deixam de competir entre si e passam a implementar parcerias que possibilitam o acesso a recursos específicos, permitindo o estabelecimento de vantagens competitivas únicas, baseadas nas necessidades da região em que atuam. Diante desse cenário, o presente trabalho efetua uma análise de estratégias empresariais implementadas por negócios de pequeno porte, tendo como objetivo interpretar a forma como proprietários de pequenos empreendimentos encaram o estabelecimento de estratégias competitivas em seus negócios, analisando suas reações diante de alternativas estratégicas baseadas na cooperação e colaboração entre agentes. Através da abordagem de estudos de caso, são avaliados três empreendimentos localizados na periferia da cidade de São Paulo. O trabalho contribui para pesquisas voltadas a micro e pequenos negócios, ao avaliar a efetividade e limitações da cooperação no setor, de modo a vislumbrar ações alternativas para a disseminação dessa prática. Sob o ponto de vista dos empreendedores, demonstra a possibilidade de estabelecer novas posturas gerenciais, com vistas a resultados que vão além da obtenção de ganhos individuais
Abstract: Small businesses have been frequently considered a major agent for the economic development, paying attention to the significant number of jobs provided by these kinds of company. Consequently, government has launched a wide range of programs in order to stimulate the expansion of investment and reduce the large number of firms that bankrupt after only few years. Nevertheless, many researchers demonstrate that the performance of the companies tends to be superior when the strategies are not strictly focused on competition among firms, but on the partnerships focused on cooperation and collaboration. These initiatives allow the access to specific resources and promote peculiar competitive advantages based on particular necessities of the local community. This study evaluates strategies adopted by small businesses, in order to verify the perception of entrepreneurs about the possibility to move from strictly actions to initiatives based on cooperation and collaboration among firms. Through the case study methodology, the research evaluates three enterprises located in a district in the north of São Paulo. The results contribute to researchers interested in small business studies, while evaluating the effectiveness and limits of cooperation partnerships, presenting different ways to implement these initiatives. On the other hand, this research permit the entrepreneurs to evaluate alternative management methods, expanding the vision on individual profits
Palavras-chave: Micro empresas
Small businesses
Entrepreneurship
Pequenas e medias empresas
Empreendedorismo
Planejamento empresarial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Pereira, Débora Oliveira. Estratégias de cooperação e colaboração em micro e pequenas empresas. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1242
Data de defesa: 17-Oct-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Debora Oliveira Pereira.pdf814,28 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.