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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12337
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de imagens de satélite no ensino de geografia: possibilidades e limitações na educação básica
Autor: Silva Filho, Israel da 
Primeiro orientador: Buitoni, Marisia Margarida Santiago
Resumo: Este trabalho analisa encaminhamentos didáticos que revelam possibilidades e limitações do uso das imagens de satélite no ensino de Geografia. O acesso relativamente fácil às imagens de satélite disponíveis em diferentes sites na Internet e a utilização desses recursos nas aulas de Geografia não tem recebido por parte do professor de Geografia um tratamento didático coerente que ajude os estudantes compreenderem a dimensão geográfica dos fenômenos observados. Aliado a este fato, há questões de ordem didática, política e econômica que revelam um cenário bastante diversificado quanto ao uso das Novas Tecnologias no ensino e merecem ser destacados: ausência ou baixos índices de acesso devido à estrutura precária dos estabelecimentos; valorização exacerbada das novas tecnologias como resolução de problemas na escola ou, em contra partida, repúdio gratuito e dificuldade de trabalhar com essas ferramentas. Como as imagens de satélite têm especificidades em relação a outros recursos didáticos tradicionalmente utilizados no ensino de Geografia, elas são ressaltadas no desenvolvimento de duas atividades elaboradas para as 7ªs séries do Ensino Fundamental para mostrar aspectos do espaço que são pouco visíveis nos mapas disponíveis na escola. No decorrer do trabalho são enfatizados alguns cuidados que os professores precisam tomar para que o uso das imagens de satélite seja feito em sintonia com a organização pedagógica do professor que cotidianamente prepara os alunos para a leitura, interpretação e transformação da realidade em que vivem
Abstract: This work is done to analyze and put in evidence some pedagogical procedures that can show us possibilities and limitations about using satellite images when teaching geography. It s so easy to find satellite images because they are all over the Internet sites but they haven t been used adequately by geography teachers because they don t know how to use it in order do make it easier for their students understand the space organization that they have to study. Besides, we think it s so important to discuss some questions related to pedagogical procedures, politics and economics that show us how the places can be so diverse when we are talking about new technology for teaching. In this case we have to consider the difficulty in accessing the internet, a poor structure in a public school, an over value attributed to new technology or even a refuse without any reasons, and the difficulty of working with this kind of resources. As satellites images are specific when compared with other traditional ways used to for teaching geography, we tried to show their specificity when we did and developed two activities students that are doing the seventh level of elementary school. At this time, that king of materials was used to show some aspects of the space that are impossible of been saw when we are using traditional ways of teaching. Then we tried to put in evidence that teachers have to be careful when using satellite images because they must use them connected with their pedagogical purposes which main subject is to prepare the students to read, to interpret and to transform their reality
Palavras-chave: Imagem de satélite
Novas tecnologias
Teaching geography
Satellite images
New technology
Knowledge
Information
Geografia (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Sistemas de informacao geografica
Inovacoes educacionais
Satelites artificiais em pesquisa geografica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Geografia
Programa: Geografia
Citação: Silva Filho, Israel da. O uso de imagens de satélite no ensino de geografia: possibilidades e limitações na educação básica. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12337
Data de defesa: 22-Oct-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia

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