Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12327
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os Acervos Complementares do PNLD e sua contribuição no ensino da Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental
Autor: Alves, João Cesar Pinheiro 
Primeiro orientador: Buitoni, Marisia Margarida Santiago
Resumo: Esta dissertação trata do estudo dos Acervos Complementares publicados pelo MEC em 2009, voltados para área de geografia. Esta coleção constitui-se de obras literárias distribuídas a todas as escolas públicas, direcionadas ao CICLO I, do Ensino Fundamental. São obras que têm por objetivo oferecer apoio aos docentes em sua atividade didática. Analisaremos as obras literárias direcionadas aos conhecimentos geográficos, especificamente voltadas para moradia e mobilidade urbana. Nos deteremos também nas Orientações Curriculares, publicadas pela Secretaria da Educação da Cidade de São Paulo, com orientações metodológicas e expectativas de aprendizagem voltadas para o CICLO I, em especial a geografia. Além disso, destacamos os autores que discutem o ensino de geografia, principalmente aqueles que tecem comentários ao ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase à discussão do conceito de lugar. As obras são direcionadas a crianças em processo de alfabetização, portanto, que começam a ter contato com os mecanismos de apreensão da língua escrita e da leitura. Com a leitura das obras, acompanharemos o modo como certos conteúdos que dizem respeito à geografia estão representados nas obras escolhidas como corpus deste trabalho e que possam contribuir para a aquisição de conhecimentos fundamentais para o letramento geográfico
Abstract: This dissertation deals with the study of the Acervos Complementares (Complementary Collections) published by MEC in 2009, which focus on the field of Geography. This collection consists of literary worksdistributed to all public schools, and are aimed at the CYCLE I, of Fundamental Education. These are worksintended to provide support to teachers in their teaching activity. We will analyze literary works directedto geographical knowledge, specifically related to housing and urban mobility. We will also concentrate onthe Curriculum Guidelines, published by the Department of Education of the City of São Paulo, withmethodological guidelines and learning expectations related to CYCLE I, especially Geography. We alsohighlight, the authors who discuss the teaching of geography, especially those who provide comments oneducation in the early years of primary education, with emphasis on the discussion of the concept ofplace. The works are aimed at children in the literacy process, who begin to have contact with thelanguage mechanisms which have to do with the acquisition of writing and reading skills. With the readingof the works, we will follow the way certain contents relating to Geography are represented in the worksschosen as corpus of this work and which can contribute to the acquisition of fundamental knowledge forgeographic literacy
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Geografia
Lugar
Mobilidade urbana
Ensino
Elementary School
Geography
Place
Urban mobility
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Geografia
Programa: Geografia
Citação: Alves, João Cesar Pinheiro. Os Acervos Complementares do PNLD e sua contribuição no ensino da Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12327
Data de defesa: 24-Abr-2015
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Cesar Pinheiro Alves.pdf707,51 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.