REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Geografia
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dc.creatorVale, Thiago Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4039462J1por
dc.contributor.advisor1Buitoni, Marisia Margarida Santiago-
dc.date.accessioned2016-04-27T18:15:44Z-
dc.date.available2014-04-01-
dc.date.issued2014-03-11-
dc.identifier.citationVale, Thiago Souza. O Google Earth como procedimento metodológico na prática pedagógica da Geografia no Ensino Fundamental II. 2014. 171 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12314-
dc.description.resumoA presente dissertação discute o uso do Google Earth como procedimento metodológico no processo de ensino e aprendizagem da educação geográfica com os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Caetano de Campo, sendo realizada no 1º semestre de 2013. A popularização e difusão de softwares que abordam informações geográficas são realidades cada vez mais presentes nas escolas públicas brasileiras, e consequentemente demandam novas habilidades tanto dos docentes quanto dos alunos. Dessa maneira os objetivos dessa pesquisa estão articulados ao papel do computador, através do mosaico de imagens de satélites de diferentes paisagens em diversas escalas e temporalidades presentes no software Google Earth, como recurso didático-mediático no processo de ensino aprendizagem em geografia. Esta pesquisa apresenta procedimento metodológico experimental-indutivo sendo avaliada de forma quantitativa e qualitativa. Os conteúdos escolhidos para a realização deste experimento foram: Cartografia, Europa e Globalização estando de acordo com a proposta curricular do estado de São Paulo. Dessa forma os resultados demonstraram que os educandos se motivaram para o desafio de se estudar como novas tecnologias, melhorando o desempenho em atividades e provas, entretanto os alunos apresentaram dificuldades nas ações procedimentais inerentes ao raciocínio geográfico como a orientação e localização dos fenômenos geográficos. Estas dificuldades se devem ao fato dos alunos não dominarem inicialmente a linguagem do software e de carências acadêmicas não desenvolvidas ao longo de sua formação básica. Portanto consideramos que o uso do Google Earth como recurso didático, de fato potencializa o processo de ensino e aprendizagem, e que novos estudos devem ser feitos para investigar e propor adaptações desse software como recurso pedagógico aplicado a educação geográficapor
dc.description.abstractThis thesis discusses the use of Google Earth as methodological procedure in the teaching and learning of geographical education to the students of Escola Estadual Caetano de Campo, held in the 1st half of 2013. The popularization and dissemination of geographical information targeted to the geographical information are increasingly present in brazilian public schools, and demand more skills of both teachers and students consequently. Therefore, the objectives of this research are articulated to the computer role, through the mosaic of satellite images of different landscapes at various scales and temporalities presented in the Google Earth software, as a teaching media resource in the learning of geography. This research shows the experimental-inductive methodological procedure being evaluated quantitatively and qualitatively. The content used for this experimental were: Cartography, Europe and Globalization according to the curriculum proposal of the São Paulo State. The results presented that the students challenged themselves to study new technologies, improving performance in activities and events, however they had difficulties in procedural actions inherent geographical reasoning, such as orientation and localization of the geographical phenomenas. These difficulties are the fact of students do not initially dominate the software language and academic needs undelveloped throughtout their basic training. Then, we consider that the use of Google Earth, as a didacting resource, in fact enhances the teaching and learning, and further reaserches should be required to investigate and propose adaptations of the software to be used as a teaching resource applied to geography educationeng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25332/Thiago%20Souza%20Vale.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGoogle Earthpor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectPaisagempor
dc.subjectImagens de satélitespor
dc.subjectGoogle Eartheng
dc.subjectTeaching geographyeng
dc.subjectLandscapeeng
dc.subjectSatellite imageseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleO Google Earth como procedimento metodológico na prática pedagógica da Geografia no Ensino Fundamental IIpor
dc.typeDissertaçãopor
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