???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12271
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo dos efeitos linguístico-discursivos na interação criança-criança
Autor: Morais, Cláudia Angélica Leme de Almeida
Primeiro orientador: Freire, Regina Maria
Resumo: Este trabalho se propõe a investigar os efeitos lingüísticodiscursivos na interação de coetâneos de 2 a 3 anos de idade. Para isto, inicialmente realizo uma revisão dos estudos mais recentes sobre a interação criança-criança. Esta revisão permitiu-me apreender que estes estudos nem sempre adotam ou compreendem o postulado interacionista da mesma forma. Motivada por este desencontro teórico, executo uma resenha do movimento interacionista, para expor suas diferentes vertentes e filiações. Em seguida, faço uma descrição do referencial teórico adotado para este trabalho, o projeto interacionista brasileiro em sua formulação mais recente. Embora esse referencial privilegie, nos estudos em aquisição de linguagem, a interação adulto-criança, pode também trazer contribuições importantes para uma área de conhecimento que se interessa pelo estudo desta aquisição na interação criança-criança, pois entende a interação com o outro, tomado como instância de funcionamento lingüístico discursivo, como fundamental para o processo da aquisição de linguagem. A partir deste referencial teórico, procedo a análise de interações linguístico-discursivas que se estabelecem entre crianças. Para isto, gravo interações de crianças de 2 a 3 anos de idade de uma creche do município de Embu-SP, observando semelhanças e diferenças em relação ao que os estudos em aquisição de linguagem observam na interação adulto-criança. Concluo o trabalho, discutindo como a Fonoaudiologia pode articular os achados desta pesquisa à atividade clínica. Assentada sobre a possibilidade de uma criança assumir a posição discursiva de intérprete da fala de outra criança, proponho que a intervenção clínica em grupo seja reestruturada. Além disso, proponho que o trabalho fonoaudiológico realizado em creches passe a levar em conta o próprio dia a dia das crianças, em interação linguístico-discursiva, com o intuito de sensibilizar os profissionais de creche para a importância desta interação na constituição da linguagem e do próprio sujeito
Palavras-chave: interação criança-criança
interacionismo
psicolinguística
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Morais, Cláudia Angélica Leme de Almeida. Estudo dos efeitos linguístico-discursivos na interação criança-criança. 2001. 129 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12271
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Angelica Leme de Almeida Morais.pdf302,87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.