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Tipo do documento: Dissertação
Título: Habilidades auditivas e linguagem em um grupo de crianças com neuropatia auditiva/dessincronia auditiva
Título(s) alternativo(s): Hearing and language skills in a group of children with auditory neuropathy/auditory dyssynchrony
Autor: Costa, Nayara Thais de Oliveira 
Primeiro orientador: Lewis, Doris Ruthy
Resumo: Introdução: A Neuropatia Auditiva/Dessincronia Auditiva (NA/DA) hoje denominada Espectro da Neuropatia Auditiva (ENA) é uma alteração auditiva caracterizada por uma dessincronia neural. Objetivo: Estudar as habilidades auditivas e a linguagem de crianças com ENA. Método: Foi realizada uma pesquisa descritiva-qualitativa, por meio do estudo de três casos clínicos com diagnóstico de ENA. Os procedimentos incluíram avaliação audiológica, testes de percepção de fala e avaliação da linguagem. Resultado: O caso clínico 1 possui suposta perda auditiva de grau profundo, detecta a presença do sinal de fala e diferencia palavras pelos traços suprassegmentares. Esta criança responde assistematicamente à linguagem oral, porém, apresenta comunicação intencional plurifuncional com ampla participação em atividade dialógica por meios simbólicos não verbais. Já o caso clínico 2 possui perda auditiva flutuante leve/moderada e está iniciando a identificação de palavras. É capaz de diferenciar palavras com base na informação fonêmica, compreende ordens com até duas ações ligadas ao contexto imediato e possui comunicação intencional plurifuncional com ampla participação em atividade dialógica por meios verbais ligados ao contexto imediato. Por sua vez, o caso clínico 3 possui perda auditiva de grau profundo, não detecta a fala, assim como, não compreende a linguagem oral. Apresenta comunicação intencional plurifuncional com ampla participação em atividade dialógica por meios simbólicos e não verbais. Conclusão: Os casos clínicos desse estudo apresentam características audiológicas típicas do ENA, com preservação de Emissões Otoacústicas, ausência de registro do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, com presença de Microfonismo Coclear. O Aparelho de Amplificação Sonora Individual não colaborou para percepção de fala e desenvolvimento de linguagem oral dessas crianças, porém, elas apresentam intenção comunicativa de forma plurifuncional baseada em gestos e sinais. Assim,as crianças estudadas são capazes de manter uma comunicação mais efetiva quando o interlocutor tem familiaridade com esse tipo de estratégia comunicativa
Abstract: Introduction: The Auditory Neuropathy/ Auditory Dys-synchrony (AN/AD) nowadays called the Auditory Neuropathy Spectrum Disorder (ANSD) is a hearing disorder characterized by a neural dyssychrony. Objective: To study the auditory and language in children with ANSD. Method: A descriptive and qualitative research was made, through the study of three clinical cases with diagnosis of ANS. Procedures included audiological testing, speech perception tests and evaluation of communication skills. Results: Clinical case 1 has deep hearing loss, detects the presence of the speech signal and differentiates words by suprasegmental features. This child responds assistematicaly to oral language, however, presents intentional multifunctional communication with broad participation in a dialogic activity through non-verbal symbolic means. Clinical case 2 has mild/moderate fluctuating hearing loss and is starting to identify words. He is able to differentiate words based on phonemic information, understands orders up to two actions related to immediate context and has intentional multifunctional communication with broad participation in dialogic activity through verbal means connected to the immediate context. On the other hand, clinical case 3 has deep hearing loss, does not detect speech, and does not understand the spoken language. Shows intentional multifunctional communication with broad participation in dialogic activity by symbolic and non-verbal means. Conclusion: All clinical cases of this study have classical audiological features of ANSD, preserved otoacoustic emissions, absence of auditory brain stem responses registration, with presence of cochlear microphonic. The hearing aid did not contribute to speech perception and oral language development in these children. However, they have communicative multifunctional intention based on gesture and signs. Therefore, these studied children are able to maintain a more effective communication when the interlocutor is familiar to this type of communicative strategy
Palavras-chave: Comunicação
Sistema aferente
Perda auditiva
Communication
Speech perception
Evoked potentials
Afferent system
Hearing loss
Audiologia
Percepcao auditiva em criancas
Percepcao da fala em criancas
Potenciais evocados auditivos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Costa, Nayara Thais de Oliveira. Hearing and language skills in a group of children with auditory neuropathy/auditory dyssynchrony. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12265
Data de defesa: 9-Feb-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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