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Tipo do documento: Dissertação
Título: Caderno de experiências no processo terapêutico da criança portadora de deficiência auditiva
Autor: Melo, Maria Emilia de
Primeiro orientador: Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Resumo: Considerando o discurso a unidade de análise na clínica fonoaudiológica, e o diálogo, sua essência, para a criação e manutenção de um espaço dialógico na terapia com crianças pequenas portadoras de deficiência auditiva faz-se necessário o uso de alguns materiais específicos. O objetivo do presente estudo é descrever e discutir o processo de construção e utilização de um desses materiais, qual seja, o caderno de experiências. Serão apresentadas entrevistas com os pais de uma criança portadora de deficiência auditiva e ex-usuária do caderno de experiências, bem como com sua fonoaudióloga. Também serão analisados segmentos de terapias com situações interacionais atravessadas pelo conteúdo do caderno. A fonoaudióloga e os pais entrevistados definem esse material como uma referência para o desenvolvimento da fala da criança, sendo construído de forma singular e prazerosa. Consideram que foi também uma ligaçãoa mais entre as vivências familiares e os trabalhos de linguagem e de audição realizados nas situações terapêuticas, os quais tinham por objetivo a fala inteligível por meio do uso máximo da audição residual. O mesmo movimento é revelado nas análises dos segmentos transcritos de terapias quando o caderno de experiências está em uso; esse material potencializa o discurso da criança portadora de deficiência auditiva que, embora possua a vivência, a maturidade cognitiva e afetiva de crianças ouvintes da mesma idade, ainda não possui fala inteligível e repertório de linguagem oral compatível com a sua competência lingüística. É a partir da clínica que o presente trabalho apresenta a riqueza do caderno de experiências no processo terapêutico fonoaudiológico, bem como descreve seu uso detalhadamente
Abstract: Maintaining the possibility of conversation in dialogic situation in language and auditory intervention with hearing impaired children is one of the important foundations of an auditory-oral approach. Different instruments can be used as clues to start and or maintain the possibility of dialogue and the experience book is one of them. The goal of the present study was to describe and discuss the processof manufacture, organization and use of an experience book through a case study. Parents and therapist were interviewed and parts of therapeutic sessionsusing the book are described and analyzed. The parents and therapist stressed its importance as reference for the conversation in the process of language development. It was seen as pleasant and singular. They refer to the possibility of dealing with time and space concepts and also a powerful link between the therapeutic auditory and language process and home environment. It is described as a basis for dialogue in a stage of language development when speech is not yet intelligible, and a powerful instrument of bonding the therapist and the family promoting an important growth and sharing for the family, the clinician and the child. The same factors can be observed in the description of the therapy sessions described in this study. It is using those transcriptions as a starting point that the role and importance of the experience book in the therapeutic process of a hearing impaired child is discussed and described in detail
Palavras-chave: Clinica fonoaudiologica
Surdos
Surdez
Transtornos de audicao em criancas
Acustica do ambiente
Entrevista com os pais
Registro do trabalho fonoaudiologico
Terapeuta
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Melo, Maria Emilia de. Caderno de experiências no processo terapêutico da criança portadora de deficiência auditiva. 2000. 145 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12213
Data de defesa: 30-Nov-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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