???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1219
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem: um estudo da contribuição da capacitação de motoristas de caminhão para a redução dos custos operacionais da frota
Autor: Silva, Waldir Barbosa da
Primeiro orientador: Amorim, Maria Cristina Sanches
Resumo: RESUMO O objetivo desta dissertação é o de estudar as contribuições de ações de capacitação de motoristas de caminhão, com vistas na redução dos custos operacionais das transportadoras de carga. Para tanto, as teorias de aprendizagem dão suporte à análise das ações de capacitação, notadamente, a teoria cognitiva social de Albert Bandura (1986), que explica a atuação humana por um modelo de reciprocidade no qual a conduta, os fatores pessoais cognitivos e os acontecimentos ambientais interagem entre si de forma determinante. Trata-se de uma aproximação entre os dois principais modelos de aprendizagem, o behaviorista e o cognitivo. A partir da hipótese de que motoristas capacitados contribuem para a competitividade das empresas, foram definidos indicadores para possibilitar que tais conceitos subjetivos pudessem ser entendidos e medidos de forma objetiva. A pesquisa de campo envolveu 105 veículos, com seus respectivos motoristas, distribuídos em 14 empresas. A investigação foi quantitativa, com comparação dos dados das medições antes e após as ações de capacitação. Procurou-se, dessa forma, verificar a significância estatística das variações dos indicadores entre as duas medições. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, os dados foram analisados para as 14 empresas como um todo. Na segunda etapa procedeu-se a uma análise individual, ou seja, rota a rota. A pesquisa revelou que para a amostra como um todo e para 13 das 14 empresas, quando avaliadas individualmente, as ações de capacitação produziram alteração na forma de atuação dos motoristas com os veículos sendo conduzidos de forma mais econômica e segura, conseqüentemente, gerando redução dos custos operacionais para as empresas
Abstract: The purpose of this dissertation is to study the contribution of actions of truck drivers training, searching for operational costs reduction of the load carrier companies. For it, the learning theories provide support to the training actions analysis, notably the social cognitive theory of Albert Bandura (1986), which explains human actuation through a reciprocity model in which the behavior, the cognitive personal factors and the environmental events interact among themselves in a determinant way. It is an approach between the two mainly learning models, behaviorist and cognitivist. From the hypothesis that capacitated drivers contribute to companies competitiveness, indicators were defined to make possible that such subjective concepts could be understood and measured in an objective manner. The field research involved 105 vehicles with its respective drivers, distributed into 14 companies. The investigation was quantitative, with comparison of measuring data before and after training actions. It was tried this way to verify the statistic significance of the indicators variation between the two measurements. The work was developed in two steps. At the first step, the data were analyzed for the 14 companies as a whole. At the second step, an individual analysis was preceded, it means, route by route. The research revealed that to the sample as a whole and to 13 from 14 companies, when evaluated individually, the training actions produced changing at the drivers actuation manner with the vehicles being conducted in a safer and more economic way, consequently generating operational cost reduction to the companies
Palavras-chave: aprendizagem
teoria cognitiva social
capacitação de motoristas
empresas transportadoras de carga
learning
social cognitive theory
drivers and load carrier companies training
Aprendizagem
Motoristas de caminhao -- Capacitacao profissional
Transporte rodoviario de cargas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Silva, Waldir Barbosa da. Aprendizagem: um estudo da contribuição da capacitação de motoristas de caminhão para a redução dos custos operacionais da frota. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1219
Data de defesa: 8-May-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Waldir Silva.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.