???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1217
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência da cultura organizacional no compartilhamento do conhecimento
Autor: Candido, Tania Eloisa
Primeiro orientador: Junqueira, Luciano Prates
Resumo: Atualmente o conhecimento vem conquistando espaço e transformando-se em um valioso recurso para a vida das pessoas e, principalmente, para a sobrevivência das organizações. No entanto, apenas ter conhecimento não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma empresa. É quando aliado a sua gestão e compartilhamento, que faz a diferença. Na teoria, a adoção de práticas de gestão e compartilhamento é justificável, pois propicia maior competitividade para as organizações, gerando novos conhecimentos. Todavia, o sucesso destas práticas vai depender dos valores arraigados na história da organização, de suas políticas, crenças, verdades, costumes e missão. É nesse sentido, que a cultura organizacional desponta como elemento indispensável, favorecendo ou inibindo as práticas de gestão e compartilhamento nas organizações. Esta pesquisa visa, então, compreender como se dá a influência da cultura organizacional no compartilhamento do conhecimento, por meio do estudo de caso em uma unidade empresarial de telecomunicações que, para adaptar-se ao modelo de gestão e compartilhamento do conhecimento, realizou investimentos apenas em tecnologia da informação. Os resultados desta pesquisa revelaram que, ao concentrar seus esforços somente nos aspectos tecnológicos, a empresa deixou de valorizar a cultura organizacional e, consequentemente, o compartilhamento do conhecimento
Abstract: For some time, knowledge has been conquering space and becoming a valuable resource in people s lives and, particularly, in the survival of organizations. However, having knowledge, on its own, does not result in greater competitiveness for a company. It is when knowledge is combined with its management and sharing that it becomes a competitive advantage. In theory, adopting management and sharing practices is justifiable, for it yields greater competitiveness for organizations and generates new knowledge. Nonetheless, the success of such practices will depend on values rooted in the organization s history, its policies, beliefs, truths, customs and mission. It is in this sense that organizational culture surfaces as an indispensable element, favoring or inhibiting knowledge management and sharing practices. As such, this paper aims to understand how organizational culture influences the sharing of knowledge, through a case study carried out in a multinational telecom unit, which in order to adapt to the knowledge management and sharing model, it invested solely in information technology. The results of this study reveal that the company centered efforts only on technological aspects, having forgotten to value organizational culture and, consequently, the sharing of knowledge
Palavras-chave: gestão do conhecimento
cultura organizacional
compartilhamento do conhecimento
knowledge management
organizational culture
knowledge sharing
Cultura organizacional
Gestao do conhecimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Candido, Tania Eloisa. A influência da cultura organizacional no compartilhamento do conhecimento. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1217
Data de defesa: 1-Jun-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tania.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.