???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1216
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação corporativa e cultura organizacional: desenvolvimento de capacitações no cenário da complexidade
Autor: Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
Primeiro orientador: Cardoso, Onésimo de Oliveira
Resumo: As organizações, principalmente as de negócios, encontram-se, hoje, operando em um cenário de complexidade e competitividade crescentes que nem sempre pode ser apreendido de forma clara, dificultando as ações de planejamento das empresas. Partiu-se deste cenário de Complexidade para chegar às necessidades de Mudança e Inovação nas organizações, analisando os motivos que conduzem as empresas a determinar com maior interferência os resultados que desejam obter da formação de seus funcionários, visando um melhor desempenho do seu pessoal. Para adequar-se a estas necessidades, um novo formato de educação corporativa tem sido desenvolvido pelas empresas como uma ferramenta estratégica para adequar suas competências ao cenário de complexidade mencionado. Os aspectos que influenciam a formação dos centros de Educação Corporativa e sua relação com a cultura organizacional foram os focos principais deste estudo. Uma bibliografia contemplando publicações de diversos autores de áreas distintas porém, com uma concentração naquelas com foco nos negócios, foi pesquisada para buscar-se o estado da arte. Obedeceu-se ao princípio de tratar com diferentes abordagens, visando uma maior amplitude do tema. A pesquisa bibliográfica contribuiu decisivamente, para um melhor equacionamento do problema que se propôs analisar. Buscou-se também, na prática do mercado três casos de empresas de ponta, em negócios de diferentes naturezas, que utilizam a Educação Corporativa como ferramenta de desenvolvimento de capacitações. Este estudo permitiu verificar o funcionamento e o papel exercido pela Cultura Organizacional em suas estruturas. As empresas estudadas foram: Accor Brasil, Carrefour Brasil e Alcatel.
Abstract: Organizations, especially business ones, find themselves today operating in a scenario of growing complexity and competitiveness, which cannot always be understood clearly, making it difficult for companies to plan their actions. The Complexity theme has been used in order to understand the needs of Change and Innovation in organizations, with the analysis of the reasons that make companies determine with greater interference the results they wish to obtain from their employees education and training, aimed at improving their performance. In order to adapt to these needs, a new corporate education format has been developed by companies as a strategic tool to match their capabilities with the mentioned complexity theme. The aspects that influence the creation of Corporate Education centers and their relationship with organizational culture are the focus of this study. The bibliography selected includes business-oriented publications from several authors from different areas. Different approaches were used to analyze the theme in a more comprehensive way. The bibliographic research has been decisively crucial to understand the problem proposed by this analysis. Three cases from cutting-edge companies, from different industries, which use Corporate Education as a skill development tool, have been used. This study analyzes the operation and the role played by the Organizational Culture in their structures. The companies examined include Accor Brasil, Carrefour Brasil and Alcatel
Palavras-chave: complexidade
mudança
inovação
Universidade corporativa
Cultura organizacional
Educação corporativa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Moretti, Sérgio Luiz do Amaral. Educação corporativa e cultura organizacional: desenvolvimento de capacitações no cenário da complexidade. 2001. 171 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1216
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_104305.pdf643,83 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.