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dc.creatorRezende, Renata Ferrari de Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Andrada e Silva, Marta Assumpção de-
dc.date.accessioned2016-04-27T18:12:21Z-
dc.date.available2011-02-18-
dc.date.issued2006-12-01-
dc.identifier.citationRezende, Renata Ferrari de Figueiredo. Movimento vocal: a fonoaudiologia na formação do ator sob a inspiração de Rudolf Laban. 2006. 113 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12102-
dc.description.resumoO trabalho vocal diversificado nas escolas profissionalizantes de teatro, aponta para a necessidade de discutir diferentes propostas de aprimoramento para esse importante instrumento do ator. Por meio das experiências pessoais e profissionais percebi que não existe dissociação do trabalho vocal e corporal. O aluno de teatro precisa trabalhar sua percepção para conquistar seu próprio repertorio e buscar o movimento vocal. Nesse caminho o objetivo desta pesquisa foi desenvolver o conceito de movimento vocal a partir da descrição do processo de uma disciplina de voz, inspirada no método Laban, inserida em um curso profissionalizante para atores. Descrevemos o processo de sete aulas. O resultado foi à resposta encontrada nos relatos por escrito, de questões levantadas, em cada aula. Os relatos por escrito foram analisados em três aspectos: a percepção (descrição sobre as sensações físicas), as ferramentas (meio para se atingir o movimento, técnicas utilizadas) e o movimento vocal (ações do corpo e da voz - no espaço, no tempo, com um peso em uma determinada fluência). Utilizamos as cores: verde para percepção, o vermelho para as ferramentas e o azul para o movimento vocal individual em cada aula. Esta seleção dos 3 aspectos, dentro do relato por escrito de cada sujeito, gerou um quadro de resultados que mostra o movimento vocal individual. Concluímos que quando o aluno relaciona os temas espaço, tempo, peso e/ou fluência com a voz, redescobre novas possibilidades. É dessa maneira que ele amplia o seu repertório e cria o movimento vocal. Sendo assim o movimento vocal é a descoberta da diferentes formas da própria voz, não é uma forma imposta é algo que se propõe. Para se conseguir o movimento vocal é preciso se soltar, buscar um corpo em harmonia com a vozpor
dc.description.abstractThe diversified vocal work in professional theatre schools point out the necessity to discuss different proposals for the actor s vocal improvement. Based on my personal and professional experiences, I noticed that a dissociation between vocal and body work do not exist. The theatre student has to work on his perception to achieve his own repertoire and search for the vocal movement. The researcher s objective was to develop the concept of this vocal movement from the description of the voice s educating process, inspired by the Laban method, inserted in a professional course for actors. We describe the process which consists of 7 lessons. The result was the answer found in notes, about the questions raised, in each lesson. The notes had been analyzed and focused in 3 aspects: the perception (description of the physical sensations), the tools (ways to reach the movement through techniques) and the vocal movement (action of the body and the voice - in space, in time, with some weight in a determined fluency). We use the colors: green for perception, red for the tools and blue for the individual vocal movement in each lesson. This selection of the 3 aspects, inside the notes of each being, generated a picture of results that show the individual vocal movement. We conclude that when a student relates with themes such as space, time, weight and fluency with the voice, he will rediscover new possibilities. It is by doing this, that he creates the vocal movement. Therefore, the vocal movement is the discovery of the different forms of the voice itself and not an imposed form but a proposed one. To achieve the vocal movement, it s necessary to let go in order to search for a body in harmony with the voiceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T18:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Renata Ferrari.pdf: 294835 bytes, checksum: bb64cf59c68b7cd4b59060892d08159b (MD5) Previous issue date: 2006-12-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24976/Dissertacao%20Renata%20Ferrari.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologiapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectVozpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectVoiceeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectTheatereng
dc.subjectLaban, Rudolf -- 1879-1958 -- Contribuicoes na formacao de atorespor
dc.subjectRepresentacao (Atores)por
dc.subjectTreinamento da vozpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleMovimento vocal: a fonoaudiologia na formação do ator sob a inspiração de Rudolf Labanpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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